GOVERNO

MCTIC cria portal para divulgar projetos travados no Palácio do Planalto

Luís Osvaldo Grossmann* ... 06/12/2018 ... Convergência Digital

Aparentemente cansado de esperar que a Presidência da República transforme em ações efetivas diferentes projetos de políticas públicas, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançou o que chama de Observatório da Transformação Digital, um portal na internet onde apresenta os diferentes planos desenvolvidos pela pasta.

“Pretendemos que o Observatório seja uma referência para toda a comunidade envolvida com a transformação digital. E que esse portal seja um fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico, criando sinergias entre os diversos atores e aproximando grandes empresas, centros de pesquisa, startups, sociedade civil e todas as esferas de governo”, afirmou o secretário de Políticas Digitais, Thiago Camargo, ao apresentar o portal, em São Paulo.

Descreve o MCTIC que “no portal estão reunidas informações sobre a digitalização, como indicadores e fontes de financiamento, e as principais ações do governo federal para o alcance dos objetivos estabelecidos. Entre elas, estão a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital), o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para Manufatura Avançada (ProFuturo)”.

A plataforma será mantida por meio de uma parceria com o Movimento Brasil Competitivo e o CPqD. “Com essa ferramenta, qualquer pessoa vai poder acompanhar as diversas ações que estão em curso no Brasil rumo à transformação digital. E, além disso, vai poder monitorar como estão sendo desenvolvidas as políticas públicas construídas no âmbito federal e acessar informações relevantes sobre a economia digital no país”, destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC, José Gontijo.

* Com informações do MCTIC


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Pontes: Corte de 42% no orçamento deixa MCTIC 'com a corda no pescoço’

“Ao longo dos anos o ministério veio perdendo prestigio e o orçamento veio caindo. Precisamos de muito apoio para melhorar o orçamento para o ano que vem, porque  o deste ano já está feito”, afirmou o ministro Marcos Pontes.

Receita Federal decide cobrar IPI das impressoras 3D

Para o Fisco, a atividade de impressão em 3D caracteriza-se como uma operação de industrialização na modalidade de transformação.

"Espero que dinheiro da base de Alcântara não vire outro FUST", diz Marcos Pontes

Segundo explicou no Senado Federal, o acordo é uma autorização dos Estados Unidos para lançamentos de foguetes na base brasileira. Mas não há ainda definição de quem vai ficar com os recursos da operação comercial da base.

Félix Mendonça Junior (PDT-BA) é o novo presidente da CCT da Câmara

Parlamentar que dar atenção especial  para a discussão da chegada do 5G no Brasil e também nas novas tecnologias, entre elas, o reconhecimento facial.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G