SEGURANÇA

TIVIT admite vazamento, mas diz que não houve acesso a dados críticos da operação

Ana Paula Lobo* ... 11/12/2018 ... Convergência Digital

O site Cibersecurity revelou um vazamento de dados na TIVIT, uma das maiores prestadoras de TI do Brasil. Segundo o site, desde o dia 07 de dezembro, estão expostos pelo menos dois arquivos contendo dados e informações sobre operações internas da Tivit e e-mails trocados entre funcionários. Entre esses dados encontram-se perto de 50 credenciais de acesso a serviços internos, incluindo rotinas de backup, cópias e transferência de arquivos, endereços de servidores e outros dados críticos da operação. Um dos arquivos contém cerca de 2.400 mensagens e todos os seus anexos do aplicativo Outlook de um funcionário da empresa.

Em comunicado oficial à imprensa, a TIVIT informam que "detectou acesso não autorizado a arquivos da companhia e que, tão logo identificado o problema, tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança das informações. Vale destacar que a empresa já identificou a origem do ocorrido e a equipe de Segurança da Informação está conduzindo uma investigação detalhada, a qual indica que não houve nenhum tipo de invasão aos data centers da empresa, das redes de acesso da TIVIT ou de nossos clientes.”

De acordo com o Cibersecurity, ascaracterísticas do conteúdo e também a existência do arquivo de e-Mails indicam que de fato esses dados foram obtidos no computador pessoal de um funcionário. Não há informações disponíveis sobre as máquinas comprometidas – em que local ou redes elas estavam. Um dos arquivos contendo dados foi publicado no site Pastebin.com, com a indicação de nomes de clientes da Tivit; outro está no site BayFiles. Neste último está o arquivo de e-Mails com quase 500MB de dados.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Crimes na Web: Formjacking vira pesadelo para empresas e muito lucrativo para hackers

Levantamento da Symantec aponta ainda  que oito em cada dez infecções por ransomware acontecem em corporações.

Câmara derruba lei do governo Bolsonaro que aumentou sigilo de dados públicos

O Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/19, que suspende os efeitos do Decreto 9.690/19. A matéria irá ao Senado.

Mais de 30% das empresas brasileiras admitem não proteger dados de clientes e funcionários

Levantamento DT Index II, da Dell e da Intel, mostra quase metade dos entrevistados temem pelo futuro de suas companhias nos próximos cinco anos.

Crimes cibernéticos: crimes de ódio aumentaram quase 30%, mas pornografia ainda lidera no Brasil

Eleições exarcebaram os crimes de ódio em todo o país, afirma o Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética, do Ministério Público Federal.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G