TELECOM

Preocupação com parabólicas não pode excluir Brasil do 5G

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/12/2018 ... Convergência Digital

Na melhor tradição sobre a faixa de 3,5 GHz, as emissoras de televisão voltam a reclamar do tratamento dado pela Anatel para as antenas parabólicas, enquanto a agência promete carinho e atenção com o problema de interferência do uso dessa faixa pelas operadoras de telecom e a recepção de TV em mais de 8 milhões de domicílios brasileiros.

Nesta terça, 11/12, ao endereçar as queixas da radiodifusão na consulta pública sobre a faixa, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, ressaltou que as preocupações são legítimas e estão sendo endereçadas. Mas também defendeu que o Brasil se mantenha entre as primeiras nações na implementação da nova geração tecnológica da telefonia móvel, o 5G.

“Acho que é legitima a preocupação em resguardar a população que ainda tem como principal meio de entretenimento e lazer a TV aberta e que a recebe basicamente por esses sistemas de TVRO. Mas isso não pode contradizer ou ser excludente com o objetivo de o Brasil estar na vanguarda do processo do 5G”, afirmou Morais, que participou de seminário promovido pelo Portal Telesíntese.

Na discussão sobre a destinação da faixa de 3,5 GHz, recém encerrada, as emissoras de TV, conforme manifestação da Abert, reclamam de “equívocos e omissões nos documentos que embasam a Consulta Pública” e acusam “um movimento técnico, contrário ao tratamento político, favorável à não proteção das TVROs que constituem a planta instalada que, sabidamente, tem problemas de qualidade”.

Para Morais, “a A Anatel tem feito um trabalho bastante diligente”. “Temos o primeiro sistema instalado nas Américas de 5G Rooftop no padrão stand alone após o release 15, com core totalmente 5G, para testes. O segundo do mundo. Isso é muito revelador da preocupação com as TVROs. As preocupações estão muito contempladas”, insistiu o presidente da Anatel.

Ainda segundo ele, a licitação prevista para o segundo semestre do próximo ano pode ficar para 2020. “A formatação do edital ainda é um processo que nem começou e dar-se-á mais adiante. Evidentemente que existe uma questão que impacta o cronograma que é a existência de um ecossistema maduro para o 5G. Hoje não existem devices operando em 5G. Então, acredito que esse ecossistema estará maduro ali pelo começo do próximo semestre do ano que vem. Em a Anatel realizado a licitação no final de 2019 ou começo de 2020, vamos estar no timing adequado para endereçar essa discussão.”


Internet Móvel 3G 4G
Governo valida projeto Pernambuco Conectado da Embratel

O projeto prevê, entre outros, a entrega de 4.000 chips com tecnologia 4G para rede privada de telefonia móvel (LTE Privado) e 25.000 linhas de telefonia móvel. Embratel vai investir R$ 180 milhões.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel nega pedido da Brasscom e mantém prazo de consulta sobre agenda regulatória

Nova agenda possui 51 ações elencadas sendo 37 em andamento e 14 com temas novos. São prioridades: a revisão do modelo legal,  Internet das coisas e 5G.

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G