TELECOM

Preocupação com parabólicas não pode excluir Brasil do 5G

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/12/2018 ... Convergência Digital

Na melhor tradição sobre a faixa de 3,5 GHz, as emissoras de televisão voltam a reclamar do tratamento dado pela Anatel para as antenas parabólicas, enquanto a agência promete carinho e atenção com o problema de interferência do uso dessa faixa pelas operadoras de telecom e a recepção de TV em mais de 8 milhões de domicílios brasileiros.

Nesta terça, 11/12, ao endereçar as queixas da radiodifusão na consulta pública sobre a faixa, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, ressaltou que as preocupações são legítimas e estão sendo endereçadas. Mas também defendeu que o Brasil se mantenha entre as primeiras nações na implementação da nova geração tecnológica da telefonia móvel, o 5G.

“Acho que é legitima a preocupação em resguardar a população que ainda tem como principal meio de entretenimento e lazer a TV aberta e que a recebe basicamente por esses sistemas de TVRO. Mas isso não pode contradizer ou ser excludente com o objetivo de o Brasil estar na vanguarda do processo do 5G”, afirmou Morais, que participou de seminário promovido pelo Portal Telesíntese.

Na discussão sobre a destinação da faixa de 3,5 GHz, recém encerrada, as emissoras de TV, conforme manifestação da Abert, reclamam de “equívocos e omissões nos documentos que embasam a Consulta Pública” e acusam “um movimento técnico, contrário ao tratamento político, favorável à não proteção das TVROs que constituem a planta instalada que, sabidamente, tem problemas de qualidade”.

Para Morais, “a A Anatel tem feito um trabalho bastante diligente”. “Temos o primeiro sistema instalado nas Américas de 5G Rooftop no padrão stand alone após o release 15, com core totalmente 5G, para testes. O segundo do mundo. Isso é muito revelador da preocupação com as TVROs. As preocupações estão muito contempladas”, insistiu o presidente da Anatel.

Ainda segundo ele, a licitação prevista para o segundo semestre do próximo ano pode ficar para 2020. “A formatação do edital ainda é um processo que nem começou e dar-se-á mais adiante. Evidentemente que existe uma questão que impacta o cronograma que é a existência de um ecossistema maduro para o 5G. Hoje não existem devices operando em 5G. Então, acredito que esse ecossistema estará maduro ali pelo começo do próximo semestre do ano que vem. Em a Anatel realizado a licitação no final de 2019 ou começo de 2020, vamos estar no timing adequado para endereçar essa discussão.”


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel propõe liberdade tarifária em chamadas de longa distância

Segundo a agência, consumidores têm amplas opções de serviço, a começar por ligações de voz sobre IP em diferentes aplicativos que usam a internet. Hoje a maior parte das teles oferece voz gratuita para vender o pacote de dados.

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G