Home - Convergência Digital

Startups desafiam o negócio de Internet das Coisas

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 17/12/2018

O mercado da América latina de Internet das Coisas (IoT, Internet of Things) deve fechar com 313 milhões de dispositivos IoT conectados em 2018, de acordo com dados da Frost & Sullivan, e continuará seu avanço para chegar aos 995 milhões de dispositivos em 2023. Assim, o período 2017-2023 registrará uma taxa de crescimento anual composta de 26,7%, segundo indicou Ignacio Perrone, Gerente de Pesquisa ICT para a América Latina da Frost & Sullivan durante o seminário web El Impacto de IoT: oportunidades basadas en nuevos modelos de negocio, organizado pela 5G Americas.

"O objetivo final não deve ser somente melhorar a eficiência com a Internet das Coisas, também há que gerar novas fontes de entrada via modelos de negócios inovadores para justificar o investimento da área", explicou o especialista da Frost & Sullivan. E reforçou que "as maiores ameaças para as empresas não vêm de jogadores estabelecidos, mas de startups disruptivas de status quo". O Diretor da América Latina e do Caribe da 5G Americas, Jose Otero, destacou que a IoT configurará um novo paradigma e uma nova rota de crescimento para as telecomunicações na América Latina a nível global para as próximas décadas.

"Na América Latina temos uma penetração móvel acima dos 100%, por que o crescimento em termos de linhas para humanos se define pelo crescimento demográfico. Se vamos crescer, conectaremos dispositivos máquina a máquina (M2M). É por isso que nos requisitos técnicos mínimos para o IMT-2020 (5G), a meta é poder conectar um milhão de dispositivos por quilômetro quadrado. Para conseguir isso, precisaremos de espectro de rádio em bandas baixas, médias e altas ", disse Otero.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/06/2019
Decreto coloca IoT no Fistel reduzido e permite enquadramento como SVA

18/06/2019
Embratel: IoT será ferramenta de produtividade para os bancos

03/06/2019
Especialistas detectam mais de 150 milhões de ataques a dispositivos IoT

23/05/2019
Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

16/05/2019
Vivo Empresas fornece IoT para rastrear 2000 veículos da Ezentis

15/05/2019
Avança na Câmara PL que zera taxas para dispositivos da internet das coisas

02/05/2019
Embratel, Claro, Embrapa e Eldorado estão à frente do projeto de IoT Fazenda Conectada

30/04/2019
Tributo zero para IoT avança na Câmara dos Deputados

29/04/2019
Samsung abre inscrições para curso gratuito, online e em português voltado para IoT

22/04/2019
WND e Facens firmam parceria para fomentar uso de IoT

Destaques
Destaques

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

Anatel, indústria e teles sustentam que a nova onda tecnológica só vai atender as demandas esperadas se tiver frequência suficiente para melhorar os serviços.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site