INCLUSÃO DIGITAL

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/12/2018 ... Convergência Digital

Com um celular na mão e, de preferência, com um WiFi na área, os brasileiros vão incorporando o uso da internet. Segundo os números mais recentes do IBGE, 74,9%, ou três de cada quatro domicílios do país, já acessavam a rede mundial no fim de 2017. Um salto de 5,6 pontos percentuais, ou 8 milhões de lares, em apenas um ano.

Acessar a internet é corriqueiro para cerca de 127 milhões de pessoas – 70% dos 181 milhões de habitantes com mais de 10 anos de idade. Para 97%, o celular é a ferramenta preferida. As conversas por texto (95%) ou voz (84%) e assistir vídeos (82%) são as atividades frequentes. E apesar do aumento no uso da banda larga móvel (78%), o uso da banda larga por meio de uma rede fixa (83%) ainda é o mais comum.

Os dado da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE, mostram que as conexões à internet nos domicílios cresceram tanto nas cidades (75% para 80%) como no campo (33,6% para 41%). E em meio aos diferentes motivos para não contar com acesso, apenas 7,5% dos lares indicaram que o serviço não estaria disponível na área – sendo 1,2% na área urbana e 21,3% na área rural.

A infraestrutura, portanto, está mais próxima. Embora reste um razoável desinteresse, motivo de 34,9% dos 17,7 milhões de lares desconectados, segue relevante que o serviço de acesso à internet foi considerado caro (28,7%) ou o equipamento necessário (3,7%), ou ainda porque nenhum morador sabia usar a rede (22%).

Dos usuários, a maior concentração está na faixa de 20 a 24 anos, na qual 88,4% dizem navegar na rede com frequência. Mas a proporção de idosos, considerados aqueles com mais de 60 anos, não apenas cresce como teve o maior aumento proporcional nesse período, passando de praticamente um quarto (24,7%) para um terço (31,1%).


Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Nas favelas, há jovens ávidos para aprender e trabalhar com TICs

O projeto Vai na Web já formou 200 jovens em linguagem de programação, mas, agora,busca recursos para ensinar as profissões do futuro como Inteligência artificial e internet das coisas.

Anatel quer saber se há interesse em investir em satélites no Brasil

Consulta pública sobre o tema recebe contribuições até 7 de setembro. Ideia é saber se há empresas que queiram prover serviço ininterrupto de capacidade satelital por cinco anos a partir de 1 de janeiro de 2021.

Sem rede e velocidade de conexão, escola rural padece para acessar à Internet

Apenas 34% das escolas possuem ao menos um computador com acesso à internet e a velocidade de conexão é baixa para permitir uso pedagógico, na faixa de 2 Mbps, revela a pesquisa TIC Educação 2018, do CGI.br.

Anatel quer BNDES como agente financeiro para usar FUST na expansão da banda larga

Agência reguladora aprovou o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações, o PERT. De acordo com a Anatel, 3.542 dos 5.570 municípios do país não possuem acesso à rede de fibra óptica. Agência também diz que dos R$ 20 bilhões do FUST, apenas R$ 200 mil foram aplicados no setor.

Acesso à Internet reproduz desigualdade social e econômica no Brasil

Estudo do IPEA mostra que a falta de acesso à internet repete as mesmas adversidades e exclusões já verificadas na sociedade brasileira no que tange a analfabetos, menos escolarizados, negros, população indígena e desempregados.  Homens e mulheres têm comportamento semelhantes na Web.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G