TELECOM

Ex-Anatel assume a Secretaria de Telecomunicações do MCTIC

Por Luis Osvaldo Grossmann* ... 02/01/2019 ... Convergência Digital

Começa a se delinear a gestão do ministro Marcos Pontes à frente da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Nesta terça-feira, 2/1, na posse oficial, o novo ministro começou a anunciar os nomes dos seus auxiliares. A maior novidade é a indicação de Vitor Elisio de Menezes para a Secretaria de Telecomunicações, antes ocupada por André Borges.

Menezes deixou a superintendência de outorgas e recursos à prestação da Anatel, onde estava nos dois últimos anos, quando Leonardo de Morais assumiu a presidência da agência, em dezembro. É possível que seja missao dessa área recuperar políticas desenhadas mas não implementadas como o Plano Nacional de Internet das Coisas, que não foi publicado por Michel Temer. 

Elifas Gurgel do Amaral, que foi presidente da Anatel, assume a secretaria de Radiodifusão. Amaral também fez parte da equipe de transição. A Sepod, secretaria de políticas digitais, que substituiu a Secretaria de Política de Informática, foi extinta. Está sendo criada uma nova secretaria de Tecnologia Aplicada, para onde devem seguir parte das atribuições da Sepod. A secretaria de Inovação será comandada por Paulo Cesar Rezende de Carvalho Alvim.

O secretário executivo adjunto será o coronel da Força Aérea Carlos Alberto Flora Baptistucci. Na chefia de gabinete estará o brigadeiro do ar Celestino Todesco. Marcelo Marcos Morales, que era vice presidente do CNPq, será secretário de pesquisa e formação. Também foi criada a secretaria de planejamento, cooperação, projetos e controle, que será comandada pelo tenente brigadeiro do ar Antonio Franciscangelis Neto.

*Colaborou Ana Paula Lobo






Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.

Sangria na telefonia fixa faz mercado perder meio milhão de linhas em janeiro

Nos 12 meses terminados em janeiro, sangria de assinantes do STFC passou de 2,5 milhões de acessos. A Oi, entre as concessionárias, detém 56,04% das linhas ativas. Entre as autorizadas, a Claro aparece com 10,2 milhões de linhas ativas, ou 62,41%.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G