INCLUSÃO DIGITAL

Governo: Telebras fica 'da mesma forma' e precisa desatar 'nó' com Viasat

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/01/2019 ... Convergência Digital

O novo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, indicou nesta quarta, 2/1, ao tomar posse oficialmente no cargo, que a política de inclusão digital é prioridade e permanece entre as atribuições da estatal Telebras, mantida junto à pasta.

“A Telebras permanece da mesma forma. Temos um trabalho a ser feito com relação à recuperação da eficiência de todas as entidades vinculadas. Isso é um trabalho que inicia hoje e também envolve os Correios. Mas permanece como está”, disse o astronauta-ministro. “Temos uma parte de inclusão digital dentro das telecomunicações que permanece.”

“Uma das coisas que me preocupa bastante é levar banda larga ao país inteiro. É um dos esforços que a gente tem que fazer. Temos um país muito grande, com regiões mais remotas, mais difíceis. Mas é muito importante para as escolas, para as famílias como um todo, que sejam trazidas para os dias atuais em termos de tecnologia. Então esse esforço será muito grande para levar banda larga a todo o país”, insistiu o novo ministro.

Pontes indicou, porém, a necessidade de efetivo andamento da parceria entre a Telebras e a americana Viasat, no qual é calcado o principal programa de inclusão digital do governo federal em andamento. O contrato entre as empresas esteve suspenso praticamente durante todo o ano de 2018 e está em curso uma revisão de valores por exigência do Tribunal de Contas da União.

“Estou analisando ainda como isso pode ser melhorado. Temos a questão da Viasat e toda essa parte jurídica. Precisa destravar esse nó para dar sequência nesse trabalho, estender a banda larga, nossa estrutura de solo. E temos que lembrar que nessa expansão temos um grande número de provedores que podem fazer a capilaridade. A ideia é aumentar a qualidade de vida das pessoas.”


Carreira
Você sabe como dizer não a uma oferta de emprego?

A rejeição causa, sim, desconforto no processo seletivo, mas é um direito declinar propostas, desde que se tenha convicção que a vaga não está dentro das suas expectativas. A orientação dada por especialista é: diga o quanto antes que não quer a vaga para não deixar uma marca negativa no mercado.

Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G