TELECOM

Oi e Pharol fazem acordo para encerrar guerra judicial

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/01/2019 ... Convergência Digital

A Oi e a Pharol anunciaram nesta quarta, 9/1, um acordo para encerrar a guerra judicial entre a supertele nacional e a sua acionista portuguesa. As cláusulas do armistício envolvem dinheiro, ações e assentos, reforçam o casamento entre os grupos e ao menos temporariamente fazem a Pharol recuperar parte do posto ao encostar no fundo Solus com a segunda maior participação na Oi.

Pelo acerto, a operadora brasileira vai pagar 25 milhões de euros à Pharol, ou R$ 105 milhões ao câmbio desta quarta, que deverá usá-los no aumento de capital da própria Oi. Além disso, a tele vai entregar todas as 33,8 milhões de ações que detém em tesouraria. Com isso, a participação da portuguesa, hoje em 7,8% do capital, sobe a 9,3%. O Solus tem 9,5%. Mas o desenho vai mudar após a capitalização em curso.

Em troca, além da extinção da totalidade dos litígios entre os grupos, com custos assumidos pela Oi, a Pharol se compromete a apoiar o plano de recuperação judicial que vem combatendo. Isso envolve alinhamento às medidas previstas no acordo firmado com os credores e em termos práticos comparecimento e voto favorável a elas em quaisquer assembleias da Oi sobre o tema.

“Os Conselhos de Administração da Oi e Pharol aprovaram por unanimidade o acordo. O management da Oi e Pharol estão alinhados, de boa-fé, aos melhores interesses da Oi para que a Companhia tenha foco absoluto no turnaround operacional e elimine dispersão e custos relacionados a litígios”, informaram as duas empresas em comunicados ao mercado publicados neste 9/1.

A pacificação recupera um dos alvos de briga judicial, que é o direito da Oi indicar um dos membros do conselho de administração da Pharol – condição sine qua non para a validação do acordo agora anunciado. Além disso, os termos preveem que em caso de venda de participação da Oi na angolana Unitel, a brasileira cobrirá as contingencias tributárias envolvidas.


Internet Móvel 3G 4G
Internet das Coisas é prioridade e vai muito além da oferta de conectividade

A afirmação foi feita pelo Chief Data Officer da Telefónica/Vivo, Chema Alonso. O especialista falou ainda sobre projetos para o melhor uso de Inteligência Artificial na área da Segurança da Informação.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.

Sangria na telefonia fixa faz mercado perder meio milhão de linhas em janeiro

Nos 12 meses terminados em janeiro, sangria de assinantes do STFC passou de 2,5 milhões de acessos. A Oi, entre as concessionárias, detém 56,04% das linhas ativas. Entre as autorizadas, a Claro aparece com 10,2 milhões de linhas ativas, ou 62,41%.

Oi vence Unitel em disputa de R$ 2,4 bilhões

Segundo a empresa, a decisão da Câmara de Comércio Internacional na arbitragem que corre desde 2015 entendeu que “os outros acionistas da Unitel violaram diversas previsões do acordo de acionistas”.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G