Home - Convergência Digital

Python arrebata corações e mentes dos desenvolvedores

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 10/01/2019

A linguagem de programação Python segue ganhando espaço como uma das mais populares do mundo. Ela registrou o maior avanço no Tiobe Index, que mede a popularidade de linguagens, subindo 3,62% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês do último ano, segundo reportagem do jornal InfoWorld/EUA. No ranking, Python fica atrás somente das também populares e já amplamente utilizadas Java e C, que têm 16,9% e 13,3%, respectivamente.

Python é a primeira linguagem mais frequentemente ensinada nas universidades atualmente, conduzindo domínios estatísticos, inteligência artificial, testes de sistemas e domínios de script. E é líder em programação web e computação científica, afirma a empresa. Um dos seus grandes diferenciais é simplificar muitos tipos de trabalho, desde a automação do sistema até o trabalho em áreas de ponta como o Machine Learning.

O índice do Tiobe é baseado em uma fórmula que examina pesquisas de linguagens em mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Wikipedia. A fórmula avalia o número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados pertinentes a cada uma das linguagens.

O índice Tiobe de janeiro de 2019 viu o surgimento de idiomas como o Matlab, subindo do 18º lugar um ano atrás para o 11º lugar este ano, e o Kotlin, subindo do 39º para o 31º lugar. Rust subiu do 46º para o 33º lugar enquanto o TypeScript pulou do 167º para o 49º lugar. O Matlab está se tornando popular na indústria automotiva, enquanto o TypeScript é visto como uma alternativa mais segura ao JavaScript.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/08/2019
Um quarto dos programadores e desenvolvedores não tem curso superior

30/07/2019
Programa Apple Developer Academy PUC-Rio oferece ensino gratuito e remuneração aos matriculados

19/06/2019
Escola de Tecnologia oferece 100 bolsas de estudo exclusivas para mulheres

22/05/2019
Empresa de software nacional busca desenvolvedores

13/05/2019
Serasa Consumidor lança programa gratuito de programação

12/04/2019
Inscrições para treinamento gratuito nas linguagens de programação Go e React encerram no domingo, dia 14

14/03/2019
Prefeitura de São Paulo promove maratona de programação só para mulheres

10/01/2019
Python arrebata corações e mentes dos desenvolvedores

10/10/2018
Código mal escrito gera perda de US$ 85 bi por ano

09/10/2018
TOTVS oferece 550 vagas para cursos gratuitos de programação

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Agile reescreve a carreira do desenvolvedor de software

Ao mudar a entrega dos serviços – quebrando a prática dos longos projetos –, a metodologia também exige novos profissionais.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site