GESTÃO

Nova licitação do TaxiGov abre portas para apps e locadoras de veículos

Convergência Digital* ... 16/01/2019 ... Convergência Digital

Está aberto edital para contratação de serviço ou agenciamento de transporte terrestre, para servidores, empregados e colaboradores da Administração Pública Federal – em deslocamentos a serviço. O pregão será realizado no dia 24 de janeiro e equivale a um montante estimado de R$ 19,6 milhões para execução no período de um ano.

Com essa nova edição do TáxiGov, a expectativa é de que haja maior competitividade em relação aos processos anteriores. Isso porque estão aptas a participar do pregão não apenas as empresas de agenciamento de táxi, mas também as que prestam esse serviço por aplicativo, como Uber, Cabify, 99 e Easy, entre outras, e as locadoras de veículos. A expectativa do Ministério da Economia é de uma demanda de aproximadamente 6 milhões de quilômetros para atender todos os ministérios, a Presidência da República, além de 62 autarquias e fundações localizadas no Distrito Federal e entorno. A contratação terá como unidade de medida o quilômetro percorrido.

Qualquer fornecedor desse tipo de serviço poderá participar da licitação, mesmo que tenha outro padrão de medição de preço (como é o caso da tarifa dinâmica praticada pelas empresas que operam por meio de aplicativo). Contudo, nesse caso, o valor pago ao final de cada mês deverá ser igual ou inferior ao preço do quilômetro rodado contratado.

Isso significa que a empresa vencedora poderá atender os servidores públicos nos mesmos moldes que já atende um cidadão comum. A diferença será no momento do faturamento, em que o Governo Federal calculará a distância percorrida, multiplicada pelo valor do quilômetro contratado.

“O TáxiGov introduziu a utilização de tecnologia da informação e comunicação para obter melhorias na operação e na gestão dos serviços de transporte administrativo. Transparência e efetivo controle do gasto público também foram ganhos relevantes da iniciativa” enfatiza o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.

O TáxiGov é um modelo de transporte administrativo que começou a ser implantado em março de 2017, nos órgãos da Administração Federal Direta que estão localizados em Brasília (DF). Até o momento, mais de 15 mil servidores e colaboradores utilizaram o serviço, em quase 300 mil corridas. O TáxiGov gerou uma economia de 60% (R$ 12 milhões) em relação ao modelo anterior, que utilizava carros próprios ou alugados.

A avaliação dos servidores em relação a esse modelo de transporte é de 4,98 (varia de 1 a 5 estrelas). A iniciativa foi uma das vencedoras do 22º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na categoria “Processos organizacionais no Poder Executivo Federal”. O prêmio foi entregue em agosto de 2018.


eSocial define configuração padrão na base de dados

A configuração padrão utilizada na base de dados do eSocial é “Case Insensitive” para diferenciação entre maiúsculo e minúsculo. Isso significa que a utilização de letras maiúsculas ou minúsculas no preenchimento dos campos é indiferente para a base de dados.

Semeghini: Decreto que extingue colegiados terá impacto zero no MCTIC

“Já fizemos um levantamento e o impacto será zero. Se escapar alguma coisa, será recriada sem prejuízo de continuidade”, afirma Júlio Semeghini.

eSocial começa a receber informações do MEI

Segundo o Fisco, hoje, o eSocial já contabiliza 30 milhões de trabalhadores cadastrados. Até outubro, a meta é chegar a 46 milhões de trabalhadores registrados em sua base de dados.

Com certificação digital é possível pagar dívida com o governo pela Internet

Ferramenta disponiblizada pela Advocacia-Geral da União permitirá a consulta dos débitos na dívida ativa e a realização de simulações sobre formas de pagamento, como parcelamentos.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G