Convergência Digital - Home

Startup investe na nuvem e viabiliza atendimento médico no interior do Amazonas

Convergência Digital
Convergência Digital* - 21/01/2019

Na cidade de Coari, a 444 quilômetros de Manaus (Amazonas), uma pequena clínica oferece diagnósticos com a ajuda de médicos especialistas de grandes cidades, como São Paulo. Atender esses pacientes se tornou possível graças a uma parceria da clínica com a startup Portal Telemedicina, que utiliza Google Cloud Platform (GCP) e tecnologias de machine learning do Google para fornecer diagnósticos rápidos e precisos à distância. Os detalhes dessa história podem ser conhecidos no vídeo.

A Portal Telemedicina é uma startup brasileira fundada em 2014 que oferece uma plataforma on-line na qual clínicas pequenas ou em regiões remotas do país podem enviar exames para especialistas avaliarem e enviarem o diagnóstico pela internet. A empresa participou de duas edições do programa de aceleração do Google, o Launchpad Accelerator e o Launchpad Studio, o que ajudou a empresa a aprimorar sua tecnologia, além de impulsionar seus negócios.

A empresa utiliza interfaces de programação de aplicativos (APIs) do Google Cloud para encriptar os dados dos pacientes e armazená-los na nuvem. Além disso, a startup adotou  ML Engine para treinar seus algoritmos para detectar doenças em exames, o que permite ao sistema classificar a fila de diagnóstico conforme a urgência. Assim, os especialistas podem identificar quais casos são mais urgentes e, assim, priorizar o atendimento.

O médico e proprietário do Centro de Medicina Ocupacional de Coari, Ricardo dos Santos Faria, somente a combinação da tecnologia e da medicina pode melhorar a qualidade de vida e direcionar o tratamento correto de pacientes em comunidades distantes. "Temos mais de 200 vilas e aqui só é possível sair de avião ou de barco. Com a tecnologia e a parceria com a Portal Telemedicina pudemos montar a clínica e abrir as portas para um outro mundo, ultrapassando as barreiras locais da falta de profissionais especializados e de infraestrutura", afirma.

Para o cofundador e CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, o uso de Google Cloud também ajudou a startup a reduzir drasticamente o valor do serviço para a clínica. "Estamos crescendo e operando em grande escala por causa do Google Cloud e hoje já geramos cerca de 3 mil laudos diariamente com uma equipe de 30 médicos. Além do Brasil passamos a atender a Angola, na África, e pretendemos ampliar nossa atuação, chegando até os Estados Unidos e a Europa", explica Figueroa.


Destaques
Destaques

Startup investe na nuvem e viabiliza atendimento médico no interior do Amazonas

Portal Telemedicina usa APIs do Google Cloud, Firebase e ML Engine para armazenar dados de pacientes, além de detectar doenças e priorizar atendimento em clínica da cidade de Coari,  localizada a 444 quilômetros de Manaus.

Next, do Bradesco, endossa multicloud na jornada digital

Banco digital leva aplicações consideradas não estratégicas - como o uso da localização para identificar o endereço do cliente - para a nuvem pública, mas mantém uma cloud privada para as informações mais sensíveis.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site