TELECOM

5G vai quintuplicar o tráfego de dados e terá papel decisivo na economia mundial

Ana Paula Lobo* ... 22/01/2019 ... Convergência Digital

Há um forte momento global para o 5G e a tecnologia será adotada de forma massiva entre 2020 e 2024, chegando a 40% da população mundial, com as redes comerciais despontando nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e China nos próximos anos, sustenta relatório produzido pela Ericsson para o Fórum Econômico Mundial, que acontece em Davos, na Suécia.

De acordo com o levantamento da Ericsson, as principais implementações de 5G estão previstas para 2020, e até o final de 2024 há a projeção de se ter 1,5 bilhão de assinaturas 5G, o que significará quase 17% dos celulares ativos mundialmente. O tráfego global deverá quintuplicar no período 2018 a 2024, com vídeo sendo o rei dessa aplicação. O relatório mostra que o tráfego de vídeo nas redes móveis terá um crescimento anual de 35% até 2024 e representará, ao final, 74% de todo o tráfego de dados móveis global.

Mas ainda haverá pessoas longe da Internet, mesmo com as redes 2G, 3G, 4G e 5G. Em 2024, aponta ainda o estudo, uma em cada quatro pessoas no mundo, ou seja 25% da população, não terá acesso a banda larga móvel. Isso significa algo em torno de 1,9 bilhão de pessoas sem conectividade móvel de alta velocidade. 

Quem também aproveitou Davos e a reunião dos líderes das principais economias do mundo para mostrar o impacto do 5G foi a Huawei. "O 5G está pronto, o 5G está chegando e o 5G trará a cada um de nós grandes benefícios", declarou Ken Hu, vice-presidente da fabricante chinesa. Segundo ele, 2019 terá o 5G como o grande mercado para tecnologia.

"O 5G vai revolucionar negócios e lazer e poderá trazer respostas imediatas para problemas estruturais do planeta", acrescentou. Ken Hu também advertiu para o impacto negativo da guerra travada entre a China e os Estados Unidos. "O 5G precisa do ecossistema global. Essa disputa é muito negativa", reforçou.

*Com agências de nóticias internacionais


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.

Por 5G, Anatel quer triplicar a capacidade de espectro existente

Proposta de nova regulamentação de radioenlaces eleva de 26 GHz para 66 GHz a capacidade disponível. Contribuições serão aceitas por 60 dias. Modelo previsto pela agência prevê novas faixas entre 30 GHz e 170 GHz.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G