TELECOM

Era 5G exige responsabilidade e ética digital

Ana Paula Lobo* ... 24/01/2019 ... Convergência Digital

A Era 5G exige responsabilidade e ética digital. Esse é um dos motes da Declaração Digital, apresentada pela GSMA, nesta quinta-feira, 24/01, no Fórum Econômico Mundial, em Davos. O documento, assinado por empresas como Bharti Airtel, China Mobile, China Telecom, Deutsche Telekom, Ericsson, IBM, KDDI, KT, LG Electronics, Mobile World Capital Barcelona, Nokia, NTT DOCOMO, Orange, Samsung Electronics, Sharp, SK Telecom, Sony Corporation, STC Group, Telefónica, Turkcell, Verizon, Vodafone e Xiaomi, sustenta que as correntes sociais, tecnológicas, políticas e econômicas estão se combinando para introduzir disrupção em todas as indústrias.

A declaração argumenta que o mundo passa por mudanças significativas que afetam empresas e consumidores no mundo digital. Espera-se que, até 2022, 60% do PIB seja digitalizado e a iminente chegada das redes 5G irá acelerar ainda mais essa mudança. Ao mesmo tempo, os clientes possuem cada vez mais expectativas dos serviços digitais, enquanto sua confiança nas empresas está sendo testada.

No comunicado oficial, a GSMA explica que a Declaração Digital é um movimento composto por gerentes gerais que enfrentam desafios cruciais. Seus princípios exigem:

1) que as empresas respeitem a privacidade de cidadãos digitais;
2) manejem os dados pessoais com segurança e transparência;
3) tomem medidas significativas para mitigar ameaças cibernéticas; e
4) assegurem que todos possam participar da economia digital em desenvolvimento, à medida em que se combate o assédio online. Tomados em conjunto, esses compromissos irão garantir que a internet seja mantida como uma plataforma aberta para expressão e um motor de inovação.

"Uma nova forma de liderança responsável é necessária para navegar com sucesso nesta era. Estamos prestes a entrar na era 5G, que irá despertar novas possibilidades para clientes e promessas de transformar os modelos de praticamente todos os negócios. Diante dessa disrupção, aqueles que adotarem os princípios da Declaração Digital irão se dedicar ao sucesso nos negócios de modo que busquem um melhor futuro para seus clientes e sociedades. Aqueles que resistirem às mudanças podem esperar uma desconfiança cada vez maior de acionistas, reguladores e clientes", afirmou Mats Granryd, Diretor Geral da GSMA.

O presidente da Bharti Airtel, Sunil Bharti Mittal, afirma que para um futuro digital positivo e propício é essencial se ter uma sociedade realmente inclusiva e capacitada. "Esse futuro só pode ser construído mediante a colaboração e diálogo permanente entre as partes interessadas. É imperativo que a indústria realize os investimentos necessários para construir um ecossistema digital sustentável e mantenha a confiança dos cidadãos por meio de uma conduta transparente e responsável com respeito à privacidade e aos dados", atestou o executivo.

"O apoio à Declaração Digital está alinhado à nossa visão de tornar realidade uma sociedade progressista, livre e informada", disse Stéphane Richard, presidente e CEO da Orange, e Chair da GSMA. "Um futuro digital sustentável só pode ser construído com base em valores claros e políticas adequadas ao século XXI", acrescentou Julio Linares López, vice-presidente da Telefónica. A tecnologia móvel é uma das mais proliferadas da história, tendo alcançado mais de 5 bilhões de assinantes exclusivos em todo o mundo, o que representa cerca de dois terços da população mundial. Estima-se que esse número crescerá para quase 6 bilhões (71 por cento) até 2025.

*Com informações da GSMA


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G