GOVERNO » Compras Governamentais

Sob rumor de privatização, BB Tecnologia assina contrato de R$ 59,5 milhões

Convergência Digital* ... 29/01/2019 ... Convergência Digital

Apesar de toda a discussão interna no governo com relação às privatizações de empresas estatais em que a meta seria vender tudo o que não fosse o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras, a BB Tecnologia e Serviços, ex-Cobra Tecnologia, assinou um contrato no valor de R$ 59,5 milhões.

O extrato do contrato foi publicado na edição desta segunda-feira, 28 de janeiro, do Diário Oficial da União com a empresa Engesoftware. A vigência será de 24 meses, a contar da assinatura em 17 de janeiro deste ano. Na justificativa, a BB Tecnologia, antiga Cobra Tecnologia, alega que a empresa fornecerá "postos de serviços para execução de atividades especializadas de TI e para apoio às operações executadas pela estatal.

A decisão vai na contramão das declarações do secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar, que ao falar para investidores sobre a situação das empresas públicas deixou claro que o Governo Bolsonaro tem a intenção de "manter apenas Petrobras, Banco do Brasil e Caixa" na concorrência com o mercado. Mesmo assim, segundo ele, "com tamanho reduzido".

Então qual seria a lógica de se realizar um gasto deste tamanho se a subsidiária corre o risco de ser privatizada ou extinta? Já que a palavra "enxugamento" também pressupõe o fechamento da estrutura e não apenas a sua venda, como será a modelagem de privatização ou enxugamento de estatais ? Isso ainda não está claro nas declarações do governo.

Mas por experiências passadas, no caso de uma privatização de estatais vende-se a parte boa da empresa para  a iniciativa privada. A parte considerada "podre" (passivos trabalhistas, dívidas, etc) ficam com o Tesouro Nacional para um dia ser equacionado, sabe-se lá quando.

Já o eventual fechamento de uma subsidiária do mercado financeiro, a hipótese provável seria que o Banco do Brasil assumisse a gestão dos contratos ativos na BB Tecnologia, pois o interesse é comum, uma vez que são serviços de manutenção de ATMs, desenvolvimento de softwares e aplicativos para o banco, manutenção impressoras, etc; que em instância final beneficiam a própria matriz.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Pontes: Corte de 42% no orçamento deixa MCTIC 'com a corda no pescoço’

“Ao longo dos anos o ministério veio perdendo prestigio e o orçamento veio caindo. Precisamos de muito apoio para melhorar o orçamento para o ano que vem, porque  o deste ano já está feito”, afirmou o ministro Marcos Pontes.

Receita Federal decide cobrar IPI das impressoras 3D

Para o Fisco, a atividade de impressão em 3D caracteriza-se como uma operação de industrialização na modalidade de transformação.

"Espero que dinheiro da base de Alcântara não vire outro FUST", diz Marcos Pontes

Segundo explicou no Senado Federal, o acordo é uma autorização dos Estados Unidos para lançamentos de foguetes na base brasileira. Mas não há ainda definição de quem vai ficar com os recursos da operação comercial da base.

Félix Mendonça Junior (PDT-BA) é o novo presidente da CCT da Câmara

Parlamentar que dar atenção especial  para a discussão da chegada do 5G no Brasil e também nas novas tecnologias, entre elas, o reconhecimento facial.

Ministério da Economia vai concentrar pagamentos ao Serpro por base do CPF

Órgãos públicos têm 12 meses para estarem todos ligados à plataforma de interoperabilidade dos dados federais, ConectaGov. Contratos com Serpro serão firmados e assumidos pela Secretaria de Governo Digital, revela ao Convergência Digital, o secretário Luis Felipe Salin Monteiro.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G