INOVAÇÃO

Programadores reforçam algoritmo nacional criado para ajudar vítimas de Brumadinho

Ana Paula Lobo ... 30/01/2019 ... Convergência Digital

O time de programadores que se reuniu para trabalhar no desenvolvimento de um algoritmo, baseado em código aberto, para a localização de vítimas em Brumadinho, Minas Gerais, só faz aumentar. Já são 230 programadores trabalhando para ampliar as funcionalidades disponibilizadas em um aplicativo, aberto à comunidade e às empresas, reporta Diego Oliveira, da BirminD, responsável pela liberação do código-fonte do algoritmo.

"Em 48 horas foram criadas mais funcionalidades como o cruzamento global com as listas de desaparecidos para que se faça um filtro mais adequado. Também estamos conversando com a Defesa Civil para conectar as ações e eliminar da localização os lugares onde as buscas já foram encerradas. Aqui estamos também com o apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e da própria Vale. A disposição dos programadores está sensacional, mas estamos definindo um roadmap para não perder o cerne da ideia: ajudar as vítimas do rompimento da barragem", frisa Oliveira, em entrevista ao Convergência Digital.

Segundo ainda Diego Oliveira, o algoritmo que está em desenvolvimento - a partir da liberação do código fonte pela BirminD - é bastante similar ao usado pela equipe de Israel, que veio ajudar no resgate as vítimas de Brumadinho. "Nada será perdido. Toda sugestão será incorporada para o futuro, mas precisamos ter uma solução robusta para as demandas de agora. Vamos soltar hoje (dia 30) uma versão mais robusta do algoritmo de localização. Ontem (29) fizemos muitas simulações com a participação de professores e alunos da USP, do ITA e de Minas Gerais" completa o diretor da BirminD, que foi uma das 160 startups que aderiam à convocação da ABDI para ajudar, com tecnologia, as vítimas de Brumadinho.

Aos programadores interessados em participar da criação dessa solução nacional, o endereço é: https://github.com/dieegom/brumadinho_location/projects já o aplicativo pode ser visto aqui.


Cloud Computing
Blockchains x 'envenenamento por privacidade'

Tecnologia promissora, o blockchain impõem às empresas que, uma vez os dados gravados, eles não poderão ser facilmetne modificados ou excluídos e, adverte o Gartner, os direitos de privacidade concedidos a indivíduos incluem a opção de os clientes invocarem o “direito de serem esquecidos”.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

DBServer: competitividade exige uma nova maneira de fazer software

Ao completar 25 anos, a companhia gaúcha investe em novas tecnologias, entre elas, Blockchain, com o lançamento, em setembro, de um projeto dedicado à área de saúde, conta Verner Heidrich.

Serviços de voz estão mais vivos do que nunca na jornada digital

Quem pensa que os serviços de voz serão secundários está cometendo um erro, pontuou Douglas Silva, executivo da AWS. "Acreditamos que nos próximos 24, 36 meses a voz vai evoluir de apenas serviço informacional para transacional".

Febraban: o céu é o limite para modelos de negócios com blockchain

A blockchain bancária é ainda uma produção pequena, mas é um marco para o setor, observa o diretor setorial de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse. Sobre o Open Banking, a única certeza é que ele vai vir e já no ano que vem.

Distributed Ledger: open source e blockchain unem esforços

Para o diretor de DCX das Capgemini, Thiago Nascimento, a tecnologia de livro-razão (Distributed Ledger) será disruptiva e exigirá a interoperabilidade do setor financeiro.

AWS vira aceleradora virtual de projetos voltados à educação no Brasil

Iniciativa, que foi lançada há dois anos nos EUA, já destinou US$ 2 milhões para startups e empresas de tecnologias da área educacional. Prazo para a análise de um projeto é de 12 dias. "É para fazer acontecer mesmo", disse o country manager do setor público da AWS, Paulo Cunha.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G