INOVAÇÃO

Cidades Inteligentes: transformação digital exige um novo tipo de inovação

Ana Paula Lobo ... 01/02/2019 ... Convergência Digital

A OBr.global, aceleradora de negócios internacionais está com inscrições abertas para o programa “Silicon Valley UX - Smart Cities”,imersão em San Francisco, que acontece de 9 a 16 de fevereiro de 2019, com vivências práticas em inovação e competitividade para cidades inteligentes. "Há uma nova onda de inovação e os empreendedores precisam entender que é necessário um equilíbrio para não 'matar' as oportunidades, adverte o idealizador do “Silicon Valley UX - Smart Cities” e um dos principais articuladores do Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes (OBCI), Robert Janssen.

"O exemplo do problema vivido pela startup de patinetes em São Francisco é perfeito. A ideia foi ótima, mas a execução foi desastrosa e por pouco não matou a iniciativa. Novas tecnologias estão aí, mas é preciso mitigar os riscos para que a inovação não tenha efeito contrário", observou ainda o especialista. Cidades Inteligentes estão no topo das novas aplicações e no Brasil, observa Janssen, os pesquisadores precisam deixar os muros da Academia para ter a visão de mercado. "É preciso provocar esses pesquisadores da melhor maneira possível. Eles precisam ter a visão do mercado para satisfazer os consumidores", observa o especialista.

Com conteúdo elaborado e executado por nativos do Vale do Silício, a imersão Silicon Valley UX (https://obr.global/siliconvalleyux), possui duração de uma semana e também faz parte do programa de Internacionalização da OBr. A i nicaitiva é destinada a executivos, empresários, investidores, empreendedores e todos que buscam aprofundar e acelerar seus conhecimentos e expertise em empreendedorismo, inovação, competitividade e internacionalização. Proporciona uma experiência única no desenvolvimento de novos conhecimentos e oportunidades de estabelecer conexões locais, aumentando o nível de maturidade e fornecendo ferramentas para obter maior competitividade.

O programa oferece ainda um workshop “Pitch ao Modo do Vale”, que ajuda a aperfeiçoar o pitch para investidores, conforme a prática local do Vale; aula de pós-graduação em Empreendedorismo Digital na UC Berkeley; palestras e rodadas de negócios com investidores anjos locais, institutos e agências de fomento, como Latin SF, iHub, Fremont Digital e recomendação de eventos locais de networking.

Articulador do OBCI, Janssen diz que a transformação digital - que significa o uso da tecnologia e da inovação em áreas como segurança pública, saúde e mobilidade - exige uma bandeira de aproximação entre pesquisadores e o mercado. "Sei que isso é uma bandeira antiga, mas nós sabemos que, agora, as tecnologias dirsputivas estão à mão. Precisamos gerar inteligência e isso só acontecerá com academia e mercado andando junto. O Brasil pode fazer a diferença", completa o executivo.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Arquitetura distribuída: uma tendência que vai chegar ao Brasil

Na China, conta Daniel Leung, chefe de Fintechs e Arquitetura na Forms Syntron, ao trocar a arquietura tradicional pela distribuída, um banco ficou apto a suportar até 100 milhões de contas correntes.

Adarsh Kumar, Capgemini: open banking é transformador, mas dados pertencem aos clientes

O open banking vai mudar o modelo de serviços bancários, afirma o CTO e líder de cibersegurança para a América Latina da Capgemini.

Bradesco: Next não vai 'matar' o banco tradicional

O diretor-presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, garante que os dois modelos de negócio irão conviver, mas admite que as agências físicas vão mudar de perfil. Também revela que o Next mira um público mais jovem.

Brasileiro quer dar adeus às senhas com o uso maior da biometria

Sonho de consumo, revelado em estudo da IDEMIA, é de usar biometria para pagamentos online e para acessar ambientes dentro da própria casa. Brasil desponta em primeiro lugar no uso da biometria pela impressão digital, mas despenca posiçoes no uso do reconhecimento facial.

Com novo aporte de US$ 150 milhões, Loggi é o mais novo unicórnio brasileiro

Startup voltada para entregas expressas atingiu valor de US$ 1 bilhão com nova rodada de investimentos. Empresa afirma que vai montar uma equipe com mais de 1000 desenvolvedores para ser referência mundial em Inovação.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G