INCLUSÃO DIGITAL

Brumadinho: Mais de 300 Gpbs de voz e dados trafegados na rede da Telebras

Convergência Digital* ... 01/02/2019 ... Convergência Digital

Após uma semana de atividades no apoio às autoridades civis e militares no trabalho de resgate e salvamento de vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, a Telebras contabiliza o total de 22 antenas, por meio da oferta de serviços de comunicações satelitais com acesso sem fio WiFi de 20 Mbps cada, providos pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), utilizando a banda Ka, que cobre toda a região.

Desse total, nove pontos se referem à conexão internet em banda larga ativadas dentro programa Gesac em escolas municipais de ensino fundamental e escolas estaduais de ensino médio da região. Esses pontos ficarão em definitivo, mas, no momento, também se direcionam para reforço no atendimento às autoridades e à comunidade local. Nesses sete dias de comunicação interna na região, trafegaram pela rede WiFi, via SGDC, mais de 300 Gbps de voz e dados.

Desde o final da tarde dessa quinta-feira, 31, a Telebras ativou o atendimento às famílias das vítimas na Estação do Conhecimento, em Brumadinho, e à Comunidade Parque das Cachoeiras, próximo dali, para disponibilizar comunicação rápida à Defesa Civil e à população local. Desde o rompimento da barragem, nove profissionais, entre engenheiros e técnicos da estatal atuam Brumadinho para viabilizar a conectividade do serviço de internet rápida e gratuita via WiFi ao Comando Central de Operações, às Polícias Federal e Militar de Minas Gerais, à Força Aérea, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, aos militares israelenses no apoio às operações de campo, ao serviço de cadastramento das famílias necessitadas e à comunidade na região.

*Com informações da Telebras


America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G