TELECOM

Empresas de satélite reclamam dos privilégios da Telebras

Convergência Digital ... 04/02/2019 ... Convergência Digital

A Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicações por Satélite (ABRASAT), que representa as empreass do mercado satelitam, voltou a reclamar, veladamente, do que consideram privilégios da Telebras na concorrência pela oferta de serviços via satélite no Brasil. Ao defender mudanças legais e regulatórias para 2019, a Abrasat  alertou que investimentos dependem de ambiente equilibrado.

“O investimento estrangeiro só se realizará em todo o seu potencial na medida em que houver segurança de que não haverá nenhum tipo de protecionismo de mercado por parte do governo para agências ou empresas de economia mistas que competem no mercado com a iniciativa privada”, afirma a entidade em nota na qual pontua quatro agendas prioritárias do setor.

Em 2018, as empresas de satélite chegaram a se envolver na disputa judicial contra o que consideram condições privilegiadas contidas no acordo firmado pela Telebras com a americana Viasat, nova entrante no mercado brasileiro, para utilização da capacidade de banda larga do satélite nacional.

Além dessa questão, as empresas esperam para 2019 a aprovação do projeto de lei que mexe na Lei Geral de Telecomunicações, o PLC 79/16; ajustes tributários que reduzam a carga fiscal sobre equipamentos como gateways e VSats; além da simplificação do processo de certificação, com a redução das exigências de testes em poucos laboratórios certificados e a desobrigação da renovação.

Segundo a Abrasat, 2019 traz a expectativa de definição de importantes questões para a indústria. “Em um país onde mais de 40% da população não tem acesso à internet, e mais de 75% no meio rural estão sem conexão em banda larga ou têm acesso de baixa qualidade, algumas mudanças na regulamentação podem fazer grande diferença na promoção da massificação digital e na consolidação do satélite como uma tecnologia fundamental para a implementação do 5G em todo o seu potencial.”


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.

Por 5G, Anatel quer triplicar a capacidade de espectro existente

Proposta de nova regulamentação de radioenlaces eleva de 26 GHz para 66 GHz a capacidade disponível. Contribuições serão aceitas por 60 dias. Modelo previsto pela agência prevê novas faixas entre 30 GHz e 170 GHz.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G