GOVERNO

Por defesa cibernética, governo terá requisitos para Internet das coisas

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/02/2019 ... Convergência Digital

Na primeira mensagem presidencial de Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, a reforma da Previdência vai ganhar os holofotes, mas a promessa contida no documento alinha como três eixos estratégicos a segurança cibernética, a mineração com destaque para o setor nuclear, e o desenvolvimento tecnológico nacional.

Segurança, em geral, é um dos temas mais frequentes nas mais de 250 páginas da mensagem presidencial. E a defesa cibernética é especialmente citada como a primeira candidata a ganhar um plano nacional. E nela, o novo governo avisa que vai exigir medidas das redes de telecomunicações modernas.

“Serão propostos subsídios para a elaboração da Norma Complementar de Requisitos Mínimos de Segurança da Informação para Dispositivos de Internet das Coisas (IoT). O tema é atual e consta da pauta de discussões entre os Ministérios e associações empresariais interessados nos aspectos comerciais e de fomento dessa nova tecnologia”, diz a mensagem.

O novo governo diz que “será ampliada a capacidade em Inteligência Cibernética, por meio da disponibilização de novos recursos para o trabalho de coleta e processamento de dados e informações e monitoramento de ameaças”. E promete abraçar a criptografia.

“Para a segurança das informações e das comunicações estratégicas para o Estado brasileiro, deverão ser incentivados o uso e o desenvolvimento de tecnologia de ponta, com destaque para a implementação de novas soluções de segurança da informação, baseadas em algoritmos criptográficos de Estado.”

Mas ainda que faça menção a estratégias específicas já discutidas, como a que trata da transformação digital, ou mesmo os programa de inclusão digital sustentados no satélite nacional, o documento não esclarece se tais planos serão mantidos ou revistos. A íntegra da mensagem pode ser acessada aqui.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Bolsonaro reduz impostos sobre jogos eletrônicos. Zona Franca reage

As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre consoles e máquinas de jogos de vídeo, partes e acessórios que variavam de 20% a 50%, foram reduzidas para 16% a 40%.

PF prende quatro sob alegação de terem hackeado celular de Sergio Moro

Polícia Federal não quis dar maiores detalhes sob justificativa de preservar as investigações. Prisões ocorreram nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto. Operação foi batizada de Spoofing.

MP entra com pedido para TCU fiscalizar terceirizações no Governo Federal

Subprocurador-geral, Lucas Rocha Furtado, diz que as terceirizações são uma forma de driblar a obrigatoriedade de concurso público, previsto na Constituição. Também alega que as terceirizações estão sendo feitas para 'satisfação de interesses pessoais', mediante direcionamento na indicação de profissionais.

Decreto coloca IoT no Fistel reduzido e permite enquadramento como SVA

Publicação do Plano Nacional de Internet das Coisas tem conceito flexível para possibilitar que esses serviços escapem do ICMS. Até eventual aprovação da lei que zera a taxa de fiscalização, equipamentos pagam R$ 1,89 por ano. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G