SEGURANÇA

Falsos apps de CNH Digital e IPVA 2019 já infectaram 17 mil celulares

Convergência Digital ... 06/02/2019 ... Convergência Digital

De acordo com a empresa de softwares de segurança Kaspersky Lab, mais de 17 mil smartphones já foram infectados no Brasil por falsos aplicativos móveis da Carteira Nacional de Habilitação Digital e de pagamento do imposto sobre veículos, IPVA 2019.

Pelo menos um app falso da CNH Digital e dois relacionados a pagamento de IPVA foram identificados pela empresa de antivírus na Play Store, a loja digital da Google, e foram baixados para celulares que utilizam o sistema operacional Android.

Segundo a Kaspersky, os aplicativos mostram apenas como obter a CNH digital junto ao site do Detran e efetuar o pagamento do IPVA nos sites oficiais. Porém, uma vez instalados nos smartphones, será ativado um adware, que exibirá propagandas de forma invasiva e sem a permissão do usuário.

“Neste caso, adware, discadores automáticos e outros são programas maliciosos que podem ser utilizados por invasores para danificar o dispositivo do usuário ou explorar dados pessoais, não tendo nenhuma utilidade prática”, informa a empresa.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Crimes na Web: Formjacking vira pesadelo para empresas e muito lucrativo para hackers

Levantamento da Symantec aponta ainda  que oito em cada dez infecções por ransomware acontecem em corporações.

Câmara derruba lei do governo Bolsonaro que aumentou sigilo de dados públicos

O Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/19, que suspende os efeitos do Decreto 9.690/19. A matéria irá ao Senado.

Mais de 30% das empresas brasileiras admitem não proteger dados de clientes e funcionários

Levantamento DT Index II, da Dell e da Intel, mostra quase metade dos entrevistados temem pelo futuro de suas companhias nos próximos cinco anos.

Crimes cibernéticos: crimes de ódio aumentaram quase 30%, mas pornografia ainda lidera no Brasil

Eleições exarcebaram os crimes de ódio em todo o país, afirma o Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética, do Ministério Público Federal.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G