TELECOM

Usuários e empresas querem que Anatel invista mais em atendimento

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/02/2019 ... Convergência Digital

A Ouvidoria da Anatel divulgou a primeira pesquisa de satisfação realizada para medir o que usuários e prestadoras acham do atendimento do órgão regulador de telecomunicações. Os consumidores foram levemente mais generosos do que as empresas e na média a agência tirou nota 4,39 em um máximo de 6.

Pela escala utilizada, isso significa que estão, na verdade, pouco satisfeitos. A julgar pelos 15 tópicos, os entrevistados avaliam ser fácil solicitar e acompanhar questões junto à Anatel, que apresenta razoável agilidade, clareza e resolução, mas sofre na estabilidade, complexidade e tempo necessário quando atende demandas de certificação e competição.

A pesquisa para o Índice de Satisfação dos Usuários dos Serviços Prestados pela Anatel de 2018 foi feita a partir de uma base de 1,2 milhão de atendimentos realizados pela agência entre janeiro e outubro do ano passado. Do total, 25,9 mil deixaram e-mails e receberam um questionário, 1.866 responderam.

Com 15 tópicos e quatro públicos – atendimento ao consumidor, certificação e homologação, outorga de serviços e soluções de competição – o boletim reúne 60 notas, das quais apenas duas são 5 (facilidade para pedir e para acompanhar) e cinco são 3. Todas as outras 53 são notas 4.

Como resultado, a Ouvidoria aponta como pontos “prioritários para melhora” exatamente aqueles que receberam as piores notas: estabilidade, complexidade, número de etapas e tempo necessário quando se trata de certificação e homologação ou da aplicação de soluções de competição.

“Apesar da pesquisa apontar para a satisfação do usuário dos serviços, a Agência deve estar atenta às oportunidades de expansão da satisfação dos cidadãos e buscar sempre a melhora de seus padrões de serviço, buscando a excelência”, conclui o relatório.


Internet Móvel 3G 4G
2021 será o ano do salto do 5G

E em apenas dois anos, eles vão representar mais da metade - 51% - das vendas de smartpohones, aponta o Gartner.  No Brasil, ao Estadão, o conselheiro Vicente Aquino, sem dar detalhes, diz que o Governo vai arrecadar R$ 20 bilhões com a venda das licenças, previstas para março de 2020.

Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

A partir deste 16/7, será possível inscrever números no cadastro ‘Não Me Perturbe’. Promessa da Anatel é que em 30 dias os inscritos não receberão mais chamadas promocionais das operadoras de telecom.

Imposto zero para IoT está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Deputado Federal, Paulo Ganime (Novo/RJ), diz que o projeto de Lei 7656/2017, corrige uma distorção - a cobrança de FISTEL para os dispositivos IoT.

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G