Convergência Digital - Home

Empresa une IoT e nuvem para atendimento a idosos

Convergência Digital
Convergência Digital* - 08/02/2019

A Tecnosenior está trazendo para o Brasil a plataforma de monitoramento Contactto, voltada para o segmento de idosos. Empregando tecnologia embarcada na nuvem, ela pode receber chamados de emergência enviados por Equipamentos de Monitoramento Pessoal, bastando apenas uma conexão com a Internet e o emprego do navegador Google Chrome.

Ao receber um pedido de emergência por meio de um número 0800, que não envolve custos, o sistema identifica o tipo de ocorrência e abre o canal de voz entre o equipamento e o profissional responsável pelo atendimento. Dependendo do alarme recebido, a solução avisa automaticamente as pessoas cadastradas por meio de e-mail, mensagem de texto (SMS) ou aplicativo de celular.

"Considerando somente o mercado de pessoas idosas, no qual hoje estamos focados, temos atualmente um contingente de 27 milhões de pessoas, representando 13% de uma população de 208 milhões de habitantes", informa Gilson Esteves, CEO da Tecnosenior.

De acordo com o executivo, uma característica muito importante desse mercado é o seu potencial de crescimento: em 2060, o Brasil deverá ter 228 milhões de habitantes, o que não é um crescimento muito significativo, mas contará com um universo estimado em 73 milhões de idosos, ou o equivalente a 32% da população.

Outro dado importante é que a média de idade dos usuários dos sistemas de emergência pessoal está situada na casa dos 80 anos. Aproximadamente 5% dos brasileiros estão com mais de 70 anos, ou seja, mais de 10 milhões de pessoas."Embora o mercado potencial para sistemas de monitoramento pessoal, hoje, seja de 100 mil idosos, correspondendo a1% da população com mais de 70 anos, em todo o Brasil temos atualmente pouco mais de 10 mil usuários, ou seja, há uma enorme janela de oportunidades", analisa Gilson Esteves.

O executivo também destaca o emprego da tecnologia Watson IoT, da IBM, distribuída no Brasil pela Tech Data, escolhida como parceira para a iniciativa."Essa aliança amplia as possibilidades de nossa plataforma ao agregar os benefícios de inteligência artificial e da análise de dados, além de conferir toda a credibilidade presente na marca IBM". Não houve informação sobre os investimentos feitos para trazer a plataforma ao Brasil.



Destaques
Destaques

Startup investe na nuvem e viabiliza atendimento médico no interior do Amazonas

Portal Telemedicina usa APIs do Google Cloud, Firebase e ML Engine para armazenar dados de pacientes, além de detectar doenças e priorizar atendimento em clínica da cidade de Coari,  localizada a 444 quilômetros de Manaus.

Next, do Bradesco, endossa multicloud na jornada digital

Banco digital leva aplicações consideradas não estratégicas - como o uso da localização para identificar o endereço do cliente - para a nuvem pública, mas mantém uma cloud privada para as informações mais sensíveis.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site