Convergência Digital - Home

Empresa une IoT e nuvem para atendimento a idosos

Convergência Digital
Convergência Digital* - 08/02/2019

A Tecnosenior está trazendo para o Brasil a plataforma de monitoramento Contactto, voltada para o segmento de idosos. Empregando tecnologia embarcada na nuvem, ela pode receber chamados de emergência enviados por Equipamentos de Monitoramento Pessoal, bastando apenas uma conexão com a Internet e o emprego do navegador Google Chrome.

Ao receber um pedido de emergência por meio de um número 0800, que não envolve custos, o sistema identifica o tipo de ocorrência e abre o canal de voz entre o equipamento e o profissional responsável pelo atendimento. Dependendo do alarme recebido, a solução avisa automaticamente as pessoas cadastradas por meio de e-mail, mensagem de texto (SMS) ou aplicativo de celular.

"Considerando somente o mercado de pessoas idosas, no qual hoje estamos focados, temos atualmente um contingente de 27 milhões de pessoas, representando 13% de uma população de 208 milhões de habitantes", informa Gilson Esteves, CEO da Tecnosenior.

De acordo com o executivo, uma característica muito importante desse mercado é o seu potencial de crescimento: em 2060, o Brasil deverá ter 228 milhões de habitantes, o que não é um crescimento muito significativo, mas contará com um universo estimado em 73 milhões de idosos, ou o equivalente a 32% da população.

Outro dado importante é que a média de idade dos usuários dos sistemas de emergência pessoal está situada na casa dos 80 anos. Aproximadamente 5% dos brasileiros estão com mais de 70 anos, ou seja, mais de 10 milhões de pessoas."Embora o mercado potencial para sistemas de monitoramento pessoal, hoje, seja de 100 mil idosos, correspondendo a1% da população com mais de 70 anos, em todo o Brasil temos atualmente pouco mais de 10 mil usuários, ou seja, há uma enorme janela de oportunidades", analisa Gilson Esteves.

O executivo também destaca o emprego da tecnologia Watson IoT, da IBM, distribuída no Brasil pela Tech Data, escolhida como parceira para a iniciativa."Essa aliança amplia as possibilidades de nossa plataforma ao agregar os benefícios de inteligência artificial e da análise de dados, além de conferir toda a credibilidade presente na marca IBM". Não houve informação sobre os investimentos feitos para trazer a plataforma ao Brasil.



Destaques
Destaques

Nuvem pública é usada no Brasil para back-up de dados e fluxos locais

A terceira edição da pesquisa Global Data Protection Index, encomendada pela Dell Technologies, mostra ainda que mais de 70% das empresas de médio e grande porte registraram incidentes com dados no Brasil, com um prejuízo médio de R$ 1,5 milhão.

Edge computing vai avançar 226% nos próximos cinco anos

Levantamento global da Vertiv mostra que o edge comuputing ganha papel estratégico no ecossistema de data centers pelo incremento do processamento de dados perto do ponto de uso.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site