Home - Convergência Digital

5G Americas pede pressa para licenciamento das faixas entre 3,7 e 4,2 GHz

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 11/02/2019

A 5G Americas divulgou um novo relatório sobre a oferta de espetro radioelétrico na região e defende que os países acelerem o licenciamento para a nova onda tecnológica da telefonia móvel. Segundo a entidade, as promessas associadas ao 5G exigem espectro harmonizado internacionalmente em bandas baixa, média e alta.

“Toda a banda de 3,70-4,20 GHz, ou uma grande parte dessa banda, para implementação flexível licenciado deve ser disponibilizada no menor prazo possível”, conclui a entidade no relatório Visão de Espectro 5G. O documento menciona iniciativas já tomadas pelo Brasil, em particular a perspectiva de leilão da faixa de 3,5 GHz e a tentativa de harmonização da faixa de 26 GHz.

O relatório sustenta, ainda, que “oportunidades para a identificação e alocação de espectro abaixo de 3 GHz ainda devem ser consideradas”, bem como “também será importante continuar considerando o uso licenciado de espectro na faixa de 7-24 GHz”.

No documento, a 5G Americas identifica as bandas que oferecem potencial para uso com serviços 5G e apresenta recomendações sobre mecanismos para a liberação de espectro, compartilhamento de frequências e as medidas que o setor e a administração pública devem tomar para garantir o progresso da tecnologias.
 
“A dinâmica do mercado e das políticas estão evoluindo para criar um clima favorável para a 5G, principalmente através das medidas tomadas pelas autoridades com a identificação e alocação de mais espectro licenciado”, afirma o presidente da 5G Americas, Chris Pearson.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/05/2019
Huawei: 'lista negra' dos EUA infringe direitos e levanta sérias questões legais

15/05/2019
Teles pedem medidas pró 5G e governo acena com Decreto para antenas

14/05/2019
Huawei acena com acordos anti-espionagem para evitar banimentos

14/05/2019
Ecossistema do 5G já conta com 33 aparelhos em fabricação

13/05/2019
Consumidor brasileiro quer logo o 5G para ter estabilidade na banda larga

10/05/2019
Ericsson e Deutsche Telekom anunciam link sem fio de 100 Gbps em faixas milimétricas

08/05/2019
Inatel e RNP fecham aliança por 5G e IoT

07/05/2019
Com 5G, Internet das coisas entra no radar dos bancos no Brasil

30/04/2019
Cisco anuncia novos equipamentos WiFi com promessa de 5G

29/04/2019
Governo dos EUA ameaça com retaliação países que usarem Huawei no 5G

Destaques
Destaques

Com 5G, Internet das coisas entra no radar dos bancos no Brasil

Muitas instituições financeiras estão com a área de inovação trabalhando para entender como usar a Internet das Coisas em seus serviços, diz o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse.

País ativa 2 milhões de chips 4G por mês

Primeiro trimestre do ano terminou com 136 milhões de acessos LTE ativos, ou praticamente 60% dos celulares em serviço.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site