Home - Convergência Digital

Indústria de Telecom mobiliza força-tarefa para salvar 5G da guerra política

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 15/02/2019

Apagar o incêndio e tentar uma saída para o impasse entre a Huawei e o governo dos Estados Unidos para evitar que o desembarque do 5G atrase e crie um efeito-dominó em toda a indústria de telecomunicações. A GSMA, representante dos fabricantes e das operadoras móveis, propôs aos governos da Europa, a realização de testes de segurança de rede para evitar a exclusão de fornecedores do mercado.

As operadoras móveis alertam que a proibição de um fornecedor aumentará os custos para eles e seus clientes, atrasará a implantação de serviços 5G em anos e possivelmente prejudicará as redes existentes. “Tais conseqüências significativas, intencionais ou não, são totalmente evitáveis”, disse a GSMA em um comunicado divulgado antes da realização de Congresso Mundial de Telefonia Móvel em Barcelona.

A GSMA informou a criação de uma força-tarefa de operadores europeus para identificar maneiras de melhorar os regimes de testes existentes executados por operadores individuais, por laboratórios terceirizados ou em parceria com o 3GPP, o órgão de padronização do 5G.

A entidade recomendou aos governos e as operadoras de telefonia móvel para trabalharem de forma conjunta com o objetivo de fechar um acordo sobre um regime de testes para a Europa “para garantir a segurança da rede enquanto mantém a concorrência no fornecimento de equipamentos”.

Em resposta, a Huawei disse:“Estamos comprometidos em trabalhar globalmente com todos os envolvidos na segurança de rede: parceiros, fornecedores, reguladores e governos, para encontrar a melhor maneira de garantir a segurança e a privacidade dos dados.”

*Com agências de notícias

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/05/2019
Huawei: 'lista negra' dos EUA infringe direitos e levanta sérias questões legais

15/05/2019
Teles pedem medidas pró 5G e governo acena com Decreto para antenas

14/05/2019
Huawei acena com acordos anti-espionagem para evitar banimentos

14/05/2019
Ecossistema do 5G já conta com 33 aparelhos em fabricação

13/05/2019
Consumidor brasileiro quer logo o 5G para ter estabilidade na banda larga

10/05/2019
Ericsson e Deutsche Telekom anunciam link sem fio de 100 Gbps em faixas milimétricas

08/05/2019
Inatel e RNP fecham aliança por 5G e IoT

07/05/2019
Com 5G, Internet das coisas entra no radar dos bancos no Brasil

30/04/2019
Cisco anuncia novos equipamentos WiFi com promessa de 5G

29/04/2019
Governo dos EUA ameaça com retaliação países que usarem Huawei no 5G

Destaques
Destaques

Com 5G, Internet das coisas entra no radar dos bancos no Brasil

Muitas instituições financeiras estão com a área de inovação trabalhando para entender como usar a Internet das Coisas em seus serviços, diz o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse.

País ativa 2 milhões de chips 4G por mês

Primeiro trimestre do ano terminou com 136 milhões de acessos LTE ativos, ou praticamente 60% dos celulares em serviço.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site