INOVAÇÃO

Boi ganha identidade digital com uso de blockchain em solução do CPqD

Convergência Digital* ... 18/02/2019 ... Convergência Digital

A tecnologia blockchain é a base de uma solução de rastreabilidade da carne bovina, desenvolvida pelo CPqD em parceria com a Safe Trace, empresa mineira especializada em rastreamento na cadeia produtiva de alimentos. Uma primeira versão, como produto mínimo viável (MVP) dessa solução, já está integrada ao sistema da Safe Trace, para avaliação junto a pecuaristas, frigoríficos, centros de distribuição e grandes redes varejistas.

“O objetivo é assegurar a procedência e a qualidade do produto, com transparência para todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina”, afirma José Reynaldo Formigoni, gestor de Soluções Blockchain do CPqD. Para isso, o sistema desenvolvido cria uma identidade digital baseada em blockchain para cada boi a ser rastreado.

É por essa identidade que as informações sobre o animal, bem como sobre formação de lotes de produção, movimentações, dados sanitários, de qualidade e transformação em produtos, são trocadas entre os diversos atores dessa cadeia – o que envolve desde a fase de produção na fazenda, o processamento na indústria (quando ocorre a identificação de cada uma das partes do boi) até a disponibilidade da carne no varejo. Com isso, cria-se uma trilha de auditoria, confiável e segura, da procedência do animal.

“Se for detectada uma doença no gado de uma fazenda ou região, por exemplo, fica mais fácil rastrear as peças de todos os bois que possam ter sido contaminados, o que torna a localização mais eficiente e reduz as perdas decorrentes do recall da carne”, explica Formigoni. Ele acrescenta que a integração de tecnologias blockchain a esse sistema dará transparência e confiabilidade (com garantia de imutabilidade) dos dados para todos os atores que fazem parte da cadeia produtiva da carne.

Vasco Picchi, diretor de Novos Negócios da Safe Trace, destaca ainda que a nova solução permite contemplar também outras características importantes para os consumidores, como a conformidade socioambiental das propriedades, o bem-estar do animal, avaliações de qualidade e todo o caminho percorrido pelo produto. “Dessa forma, é possível garantir maior transparência e confiabilidade a todas as informações que levam à escolha e valorização do produto”, afirma Picchi.

Nesse projeto, o CPqD foi responsável pela criação da rede blockchain e dos contratos inteligentes, bem como pelo desenvolvimento da camada de serviços – que inclui as APIs de integração com sistemas de terceiros (que fazem parte da rede). A ferramenta utilizada no desenvolvimento foi a plataforma Hyperledger Fabric, mantida pela iniciativa global The Linux Foundation.

* Com informações do CPqD


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

Conecta Startup Brasil seleciona 100 equipes de empreendedoras e startups em estágio inicial. Não há a exigênica de CNPJ.

China diz que terá criptomoeda semelhante à Libra do Facebook

O vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, Mu Changchun, diz que a moeda virtual vai proteger a soberania cambial do País. A criptomoeda pode ser usado no WeChat e no Alipay, do Alibaba.

Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

Fazer com que os jovens fiquem atraídos pela tecnologia e pelas engenharias é obrigação na jornada digital, adverte o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. "Temos poucas pessoas capacitadas. Precisamos mudar esse quadro logo", lamenta.

CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

"A nossa intenção é ser uma ponte entre os laboratórios da academia, as startups e as empresas. Essa articulação nacional é necessária", diz Henrique Falhaber.

Empreendedorismo exige coragem, foco, resiliência e persistência

"O esporte de alta performance é muito semelhante a uma startup. Ele exige autoresponsabilidade e autodisciplina e uma ousadia em arriscar", observa o medalhista olímpico, Thiago Pereira.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G