TELECOM

Marcos Pontes pede prioridade ao Senado na votação do PLC 79/16

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/02/2019 ... Convergência Digital

O Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, foi nesta sexta, 22/2, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) ressaltar a necessidade de recuperação do orçamento da pasta e apresentar as prioridades legislativas, com destaque para o projeto de revisão do marco legal das telecomunicações, o PLC 79/16.

“Falei sobre o Orçamento, sobre contingenciamentos e sobre a necessidade do PLC 79”, relatou Pontes, mas descartando um pedido de urgência na tramitação. “Não seria bem urgência, mas ele já está há tempo suficiente transcorrendo que passa a ser urgência pela própria eficiência do processo. O projeto está bom como está, atende as necessidades do país”, afirmou o ministro.

Durante a reunião, Marcos Pontes frisou ser de especial importância que o projeto não sofra alterações no Senado, pois isso exigiria o retorno à Câmara. E encontrou no presidente Alcolumbre boa acolhida para tratativas junto a outros senadores para evitar a aprovação de alguma das 16 emendas apresentadas ao texto.

Mais do que isso, o presidente do Senado se propôs a ajudar outros projetos de interesse do MCTIC, no que o ministro sacou de pronto as propostas relacionadas ao uso dos fundos setoriais de telecom. De público, Pontes indicou que também podem chegar ao Congresso medidas relacionadas ao plano nacional de IoT. “Temos o plano da internet das coisas sendo preparado, que depois vai vir para cá”, disse o ministro.

O próximo passo é tratar com a nova relatora do PLC 79/16, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). “Já conversei com o presidente da comissão, senador Vanderlan Cardoso [PP-GO], e assim que tiver oportunidade vou conversar com a relatora para explicar todos os detalhes. Acho que está bem encaminhado. Vai ser muito bom para o país. É uma atualização necessária dentro das nossas regulações para que tenhamos o país acompanhando os outros, não podemos ficar para trás.”

Também significativa foi a defesa do ministro pela recomposição de recursos. “Foi uma apresentação do ministério, das oportunidades e também as necessidades que temos em relação a orçamento, às questões de contingenciamento. Muitas vezes se fala em recursos como gastos, mas recursos para Ciência e Tecnologia são investimento, com retorno garantido e rápido. A gente vem perdendo prestígio e orçamento no Ministério de Ciência e Tecnologia. Precisamos recuperar.”

 


Internet Móvel 3G 4G
2021 será o ano do salto do 5G

E em apenas dois anos, eles vão representar mais da metade - 51% - das vendas de smartpohones, aponta o Gartner.  No Brasil, ao Estadão, o conselheiro Vicente Aquino, sem dar detalhes, diz que o Governo vai arrecadar R$ 20 bilhões com a venda das licenças, previstas para março de 2020.

Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

A partir deste 16/7, será possível inscrever números no cadastro ‘Não Me Perturbe’. Promessa da Anatel é que em 30 dias os inscritos não receberão mais chamadas promocionais das operadoras de telecom.

Imposto zero para IoT está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Deputado Federal, Paulo Ganime (Novo/RJ), diz que o projeto de Lei 7656/2017, corrige uma distorção - a cobrança de FISTEL para os dispositivos IoT.

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G