INTERNET

Fibra óptica já atende 18% das conexões fixas à internet

Convergência Digital* ... 28/02/2019 ... Convergência Digital

O Brasil somou 31 milhões de contratos ativos de banda larga fixa em janeiro de 2019, o que implica num recuo de 80 mil acessos frente a dezembro de 2018, mas ainda um ritmo anualizado de crescimento de 5,9%. Ao longo do ano passado foram 2,2 milhões de novas conexões, alta de 7,2%.

Os números de janeiro saíram originalmente com erro nos acessos da TIM, que indicou à Anatel ter acrescentado 155 mil novos acessos à base, montante depois corrigido para 8,9 mil. Ainda assim, foi quem mais cresceu no mês (1,8%) e ao longo de 2018 (17%), chegando a 493 mil acessos.

O mercado de banda larga fixa segue puxado pelos pequenos provedores, que cresceram 43% em 2018, contam atualmente com 6,3 milhões de acessos e juntos já são maiores que a Oi, que perdeu 5% da base no ano passado e tem 5,9 milhões de acessos. Claro/Net, com 9,3 milhões, e Telefônica (com GVT), com 7,5 milhões, lideram.

A fibra óptica segue avançando e se tornando mais comum. Ao longo de 2018, as conexões por fibra quase dobraram (de 3,1 milhões para 5,7 milhões) e atualmente representam 18% dos acessos fixos à internet – um salto frente os 10,7% de um ano antes. O cabo (leia-se, Net) tem 31% do total (9,4 milhões). Mas a prevalência ainda é das conexões pela linha telefônica (xDSL), com praticamente 4 de cada 10 acessos.

No balanço mais recente da Anatel, o Ceará foi o estado que apresentou maior aumento percentual em relação a janeiro de 2018, houve um aumento de 123.053 contratos (+16,51%). Em todos estados houve crescimento no número de clientes em 12 meses exceto em Roraima que apresentou redução de -784 clientes (-2,06%).

* Atualizada em 28/2 para correções do total de acessos da Tim, com impacto no total


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Ministério Público defende rastreamento de mensagens no PL das Fake News

Para a Câmara Criminal do Ministério Público Federal, a previsão deve ser mantida porque "mostra-se útil para a investigação de diversos ilícitos". 

Fake News: Sai versão em português de chatbot gratuito de verificação para o WhatsApp

Pelo chatbot da International Fact-Checking Network, usuários do OTT podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como "falsas", "parcialmente falsas", "enganosas" ou "sem evidência" por verificadores profissionais.

Comércio pela internet dispara e movimenta 12% das vendas no Brasil

Segundo pesquisa da Camara-e.net e da Compre & Confie, vendas em junho foram 110% superiores há um ano. Alta no semestre beira os 60%. 

Slack acusa Microsoft de impor o Teams vinculado ao Office

OTT alega que a empresa norte-americana está vinculando o Teams ao Office para forçar a aceitação do produto, que disputa espaço com o Slack e com o Zoom nessa era de pandemia.

Justiça ordena Google a reativar sites da prefeitura de Poços de Caldas

Justiça exigiu ainda os e-mails aos quais os sites do Município excluídos no início de julho estavam vinculados, a data e hora da exclusão, bem como endereço IP de quem foi responsável pelo ato.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G