NEGÓCIOS

Se a transformação digital falhar, a culpa é 100% da TI

Convergência Digital* ... 01/03/2019 ... Convergência Digital

A TI é considerada culpada por 43% das empresas em casos de falhas na transformação digital, mas dois terços das empresas dos setores públicos e privado, entrevistados em relatório global, divulgado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) - as áreas de negócio e a equipe de TI não estão alinhadas quando buscam estratégias de transformação digital.

O levantamento, que ouviu executivos da Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte, ressalta que dois terços (66%) das empresas dos setores público e privado afirmam comprar novos software e soluções sem envolver as equipes de TI - uma situação que desafia a função tradicional da TI como guardiã das novas tecnologias. Dentre os motivos para a falta de colaboração entre as áreas nas iniciativas de colaboração digital, estão:

desalinhamento dos objetivos: as áreas de negócio priorizam o crescimento da receita e a redução dos custos, e as equipes de TI priorizam a integração e a segurança;

pressão do tempo: 37% dos entrevistados mencionam a lentidão dos processos de aquisição conduzidos por TI como um fator que os leva a não envolver a equipe de TI no momento de compra de novas tecnologias.

No entanto, apesar de muitas empresas afirmarem ignorar as equipes de TI ao comprarem novas tecnologias, 43% dos entrevistados disseram que consideram TI responsável caso algo der errado com as iniciativas de transformação digital. E isso pode ser arriscado caso as equipes de TI não avaliem as tecnologias previamente.

Essa aparente falta de colaboração parece equivocada a princípio, dada a visão geralmente positiva dos entrevistados em relação aos benefícios da coordenação entre as equipes de TI e as áreas de negócio. Notavelmente, as empresas nas quais existe a colaboração entre as equipes estão muito mais confiantes para superar os desafios da transformação digital. 89% dos que colaboram dizem estar confiantes para superar obstáculos, em comparação com 55% dos que não colaboram.

O estudo mostra ainda que os resultados da transformação digital têm, sim, a influência do tempo. Para as empresas que iniciaram suas iniciativas há um ou dois anos, 42% estão percebendo os benefícios da transformação digital. Já para as empresas que possuem iniciativas de transformação digital há 3 anos ou mais, 63% dos entrevistados afirmam perceber os benefícios. O relatório "From gatekeeper to enabler: the role of IT when digital transformation is the norm", foi patrocinado pela BMC Software.



Cloud Computing
Nuvem é motor do crescimento futuro da Huawei

Cloud computing está no DNA da fabricante chinesa, que investiu para ser provedora de serviços de TICs, revela o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Huawei Cloud, Erik Schanz. No mercado financeiro, a Huawei ajuda o cliente a se modernizar e tornar o atendimento mais humano.

Com a transformação digital, bancos assumem o desafio de reter o cliente

Líderes dos principais bancos do País destacam IoT, computação cognitiva e blockchain como fundamentais para o futuro do setor.

Consultoria brasileira Yaman firma parceria com a Tricentis por transformação digital e DevOps

Acordo entre as empresas permtiirá acelerar a fase de testes de software com uso de robôs.

Em 10 anos, faturamento e empregos em TI no Brasil crescem mais de 70%

Como mostra um raio-X feito pela Softex, TI avança quatro vezes mais rápido que o PIB e pode agregar mais US$ 70 bilhões à riqueza nacional com o desenvolvimento de competências digitais.

Hi Platform comprou a SamChat e movimenta mercado de chatbots no Brasil

Com uma carteira de 900 clientes, empresa passa a contar no portfólio com companhias como Marabraz, Brascol, entre outras. O valor da transação não foi revelado. Hi Platform espera um faturamento de R$ 47 milhões em 2019.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G