TELECOM

Anatel vai premiar operadora com melhor iniciativa pró-consumidor

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/03/2019 ... Convergência Digital

A Anatel publica nos próximos dias o primeiro edital com objetivo de premiar duas operadoras de telecomunicações, uma entre as grandes, outra entre as de pequeno porte, que tenham implantado alguma prática inovadora no atendimento ao consumidor.

“O recado do consumidor é claro. Ele quer resolutividade. E ainda o atendimento é algo que as empresas precisam realmente se atentar com mais afinco”, afirmou o presidente da agência, Leonardo de Morais, na divulgação da nova pesquisa anual de satisfação e qualidade percebida dos serviços de telecomunicações.

O edital foi assinado nesta segunda, 11/3, e prevê seleção da melhor iniciativa por um comitê formado por representantes da Anatel, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecom, da Academia e do sistema nacional de defesa do consumidor. A previsão é de divulgação em 5 de novembro próximo.

“O tema do ano vai ser atendimento ao consumidor. Vamos premiar iniciativas implementadas a partir de janeiro de 2018, em categorias de empresas de grande e pequeno porte. Várias empresas, por exemplo, têm lançado atendimento digital, aplicativos, formas autônomas de o consumidor resolver problemas de fatura, de franquia, enfim, temas relacionados a melhorar a qualidade do atendimento e da resolutividade”, explicou a superintendente de relações com consumidores da Anatel, Elisa Leonel.

O edital deve ser publicado ainda nesta semana e a partir de então haverá um prazo de 90 dias para que as empresas apresentem as iniciativas que vão concorrer ao prêmio. Trata-se de um selo de boa prática. Não haverá premiação financeira nem ela será usada como critério regulatório. Mas, provavelmente, boa publicidade.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.

Por 5G, Anatel quer triplicar a capacidade de espectro existente

Proposta de nova regulamentação de radioenlaces eleva de 26 GHz para 66 GHz a capacidade disponível. Contribuições serão aceitas por 60 dias. Modelo previsto pela agência prevê novas faixas entre 30 GHz e 170 GHz.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G