INOVAÇÃO

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

Ana Paula Lobo ... 05/04/2019 ... Convergência Digital

Desde 2017, a Votorantim Cimentos está usando uma aplicação que une GPS, geolocalização e rastreamento em tempo real para o controle da produtividade e eficiência das 550 betoneiras da companhia. Em menos de um ano, a Internet das Coisas (IoT) virou aplicação de missão crítica no negócio. Hoje, está em uso nas 41 filiais da empresa, em 10 estados, e todo o gerenciamento da operação das betoneiras acontece de forma remota.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida, contou que a validação positiva do uso de Internet das Coisas no Brasil já traz frutos na estratégia global. Com 329 plantas no mundo, as unidades nos Estados Unidos estão interessadas em replicar o modelo nacional, que permite assegurar o tempo real de validade do cimento. “Houve ganho de mais de 30% e o desperdício foi minimizado de forma representativa”, observou o executivo.

Para Shida, uma corporação deve usar a inovação para a geração de valor e não para responder ao modismo. “Precisamos entender que qualquer inovação é para criar valor ao negócio”, enfatizou. O CIO também admitiu que há uma carência expressiva de mão de obra. Na Votorantim Cimentos, hoje, o processo é transformar o profissional analógico em digital. “É um trabalho de campo interno, mas temos de atualizar nossos especialistas.” Assistam à entrevista com o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida.


Cloud Computing
Blockchains x 'envenenamento por privacidade'

Tecnologia promissora, o blockchain impõem às empresas que, uma vez os dados gravados, eles não poderão ser facilmetne modificados ou excluídos e, adverte o Gartner, os direitos de privacidade concedidos a indivíduos incluem a opção de os clientes invocarem o “direito de serem esquecidos”.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

DBServer: competitividade exige uma nova maneira de fazer software

Ao completar 25 anos, a companhia gaúcha investe em novas tecnologias, entre elas, Blockchain, com o lançamento, em setembro, de um projeto dedicado à área de saúde, conta Verner Heidrich.

Serviços de voz estão mais vivos do que nunca na jornada digital

Quem pensa que os serviços de voz serão secundários está cometendo um erro, pontuou Douglas Silva, executivo da AWS. "Acreditamos que nos próximos 24, 36 meses a voz vai evoluir de apenas serviço informacional para transacional".

Febraban: o céu é o limite para modelos de negócios com blockchain

A blockchain bancária é ainda uma produção pequena, mas é um marco para o setor, observa o diretor setorial de Tecnologia da Febraban, Gustavo Fosse. Sobre o Open Banking, a única certeza é que ele vai vir e já no ano que vem.

Distributed Ledger: open source e blockchain unem esforços

Para o diretor de DCX das Capgemini, Thiago Nascimento, a tecnologia de livro-razão (Distributed Ledger) será disruptiva e exigirá a interoperabilidade do setor financeiro.

AWS vira aceleradora virtual de projetos voltados à educação no Brasil

Iniciativa, que foi lançada há dois anos nos EUA, já destinou US$ 2 milhões para startups e empresas de tecnologias da área educacional. Prazo para a análise de um projeto é de 12 dias. "É para fazer acontecer mesmo", disse o country manager do setor público da AWS, Paulo Cunha.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G