INOVAÇÃO

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

Ana Paula Lobo ... 05/04/2019 ... Convergência Digital

Desde 2017, a Votorantim Cimentos está usando uma aplicação que une GPS, geolocalização e rastreamento em tempo real para o controle da produtividade e eficiência das 550 betoneiras da companhia. Em menos de um ano, a Internet das Coisas (IoT) virou aplicação de missão crítica no negócio. Hoje, está em uso nas 41 filiais da empresa, em 10 estados, e todo o gerenciamento da operação das betoneiras acontece de forma remota.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida, contou que a validação positiva do uso de Internet das Coisas no Brasil já traz frutos na estratégia global. Com 329 plantas no mundo, as unidades nos Estados Unidos estão interessadas em replicar o modelo nacional, que permite assegurar o tempo real de validade do cimento. “Houve ganho de mais de 30% e o desperdício foi minimizado de forma representativa”, observou o executivo.

Para Shida, uma corporação deve usar a inovação para a geração de valor e não para responder ao modismo. “Precisamos entender que qualquer inovação é para criar valor ao negócio”, enfatizou. O CIO também admitiu que há uma carência expressiva de mão de obra. Na Votorantim Cimentos, hoje, o processo é transformar o profissional analógico em digital. “É um trabalho de campo interno, mas temos de atualizar nossos especialistas.” Assistam à entrevista com o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida.



BC: Pagamento pelo WhatsApp terá de provar proteção aos dados

"Um arranjo que começa com 120 milhões de clientes não é pequeno", explicou Roberto Campos Neto.

Empresas nacionais reclamam da burocracia e deixam de investir em Inovação

Em pesquisa do Instituto Eldorado, empresas alegam que os instrumentos de fomento são burocráticos ou desconhecidos. Mais da metade das companhias ouvidas assumem que estão investindo menos em novas tecnologias.

Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G