SEGURANÇA

Europa investiga Microsoft sobre coleta de dados por programas do Office

Convergência Digital ... 08/04/2019 ... Convergência Digital

A Autoridade de Proteção de Dados da União Europeia anunciou nesta segunda, 8/4, ter aberto uma investigação sobre os arranjos contratuais de instituições do bloco com a Microsoft, em consequência direta do relatório do governo da Holanda que indicou coleta de dados indevida por programas como Windows 10 e versões corporativas Microsoft Office 2016 e 365.

“Quaisquer instituições da União Europeia utilizando aplicações investigadas naquele relatório devem se deparar com questões semelhantes às encontradas pela autoridade nacional, incluindo maiores riscos aos direitos e liberdades individuais”, afirmou a autoridade de dados, em comunicado, em referência direta ao relatório do Ministério de Justiça dos Países Baixos, de novembro de 2018, que analisou o Microsoft Office ProPlus.

Segundo aquele documento, foram identificados diversos fatores de risco para a proteção de dados nas assinaturas empresariais (ProPlus) do Office 2016 e Office 365, incluindo a coleta e armazenamento de metadados e dados sensíveis sem consentimento dos usuários, além do que foi considerada uma extensão injustificada do período de retenção das informações.

Segundo o comunicado, a autoridade de dados “está levando a cabo uma investigação sobre os arranjos contratuais ente instituições da UE e a Microsoft”. “As instituições da UE se valem de produtos e serviços da Microsoft em suas atividades diárias. Isso inclui o processamento de grandes quantidades de dados pessoais. Considerando a natureza, escopo, contexto e propósito desse processamento de dados, é de importância vital que as salvaguardas contratuais apropriadas e medidas de mitigação de riscos sejam adotadas.”


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Ransomware Sodin ataca vulnerabilidade desconhecida do Windows

Ransomware adota uma técnica chamada de 'Heaven's Gate', que permite um programa mal-intencionado executar código de 64 bits de um processo em execução de 32 bits, o que não é uma prática comum e mais incomum em ransomware, alerta a Kaspersky.

Governo do Rio contrata reconhecimento facial da Oi para o Maracanã

Solução -que permite localizar pessoas e veículos suspeitos e identificar padrões de comportamento e situações de riscos- será usada na partida final da Copa América 2019. Os dados coletados são de domínio do Governo do Rio de Janeiro. Os valores do acerto não foram revelados.

Quase 1000 brasileiros caem por hora em golpe do dinheiro fácil no WhatsApp

Ataque, que circula há sete dias, já atingiu 180 mil pessoas. Elas caem no golpe que promete liberar 13° salário para beneficiários do Bolsa Família.

Guardião Cibernético testa reação a ataques contra redes de telecom

Dois dias de simulações promovidas pelo Comando de Defesa Cibernética na segunda edição do Exercício buscam garantir a integração entre diferentes setores e a maior resiliência das redes em casos de ameaças. Próximo, em 2020, será ampliado com infraestruturas de água e transportes. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G