INCLUSÃO DIGITAL

Infovias compartilhadas são estratégicas para ampliar a banda larga

Por Luis Osvaldo Grossmann* ... 12/04/2019 ... Convergência Digital

Parceria é o nome do jogo para massificar a conectividade no Brasil, observa o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes. Para ele, as infovias compartilhadas, onde há investimentos do poder público e privado, são uma alternativa para massificar, no curto prazo, o acesso à Internet.

“Há uma série de infovias em que a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) tem feito contratos de parceria com pequenos provedores. Usa uma parte da conectividade naquele backbone em troca da cobertura de escolas, prefeituras e outras instituições públicas em determinada localidade”, exemplifica o secretário.

Sobre a missão e papel do governo na massificação da banda larga, Vitor Menezes diz que há projetos em andamento, como o de levar conectividade a 1473 localidades por meio do plano geral de metas de universalização, com o uso do 4G.  “Estamos elaborando ainda planos de cidades inteligentes. Mas ainda há muito por fazer e estamos com uma série de frentes”, conta o secretário do MCTIC.

A massificação da banda larga e os projetos de inclusão digital serão tema do Brasscom TecForum, que acontece nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília, com o intuito de fomentar o diálogo entre entes públicos e privados por um Brasil Digital. Assista a entrevista com o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes.


Carreira
Déficit de mão de obra na América Latina será de 570 mil profissionais em 2020

Empresas da região vão investir nas tecnologias da terceira plataforma - cloud, analytics, Inteligência Artificial - e vão requisitar cada vez mais especialistas em programação e desenvolvimento, projeta estudo da IDC América Latina.

Huawei: nação digital é o último estágio da transformação digital

Conceito ainda é muito novo, mas engloba o uso e a análise dos dados para retroalimentar produtos e processos, conta o diretor de Comunicação e Relações com o Governo da Huawei Brasil, Juelinton Silveira.

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Domicílios com Internet chegam a 67% no Brasil, mas desigualdade permanece

TIC Domicílios 2018, do CGI.br, revela que as classes D e E elegeram o smartphone como o meio preferencial de acesso.

Nas favelas, há jovens ávidos para aprender e trabalhar com TICs

O projeto Vai na Web já formou 200 jovens em linguagem de programação, mas, agora,busca recursos para ensinar as profissões do futuro como Inteligência artificial e internet das coisas.

Anatel aprova consulta para aumentar potência do Wi-Fi

Além de permitir o uso de equipamentos WiFi na faixa de 60 Ghz, para o WiGig, que promete conexões de até 7 Gbps, agência prevê aumentar a potência atual dos aparelhos na faixa de 5 GHz.  

Anatel quer saber se há interesse em investir em satélites no Brasil

Consulta pública sobre o tema recebe contribuições até 7 de setembro. Ideia é saber se há empresas que queiram prover serviço ininterrupto de capacidade satelital por cinco anos a partir de 1 de janeiro de 2021.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G