INCLUSÃO DIGITAL

Provedoras mineiras se unem e iluminam 750 Km de fibras ópticas

Convergência Digital* ... 16/04/2019 ... Convergência Digital

As provedoras de serviços mineiras Century Telecom, Corporativa e Starweb fecharam uma parceria para garantir a expansão de suas redes de transmissão até a capital paulista. No total, serão mais de 750 quilômetros de redes ópticas iluminadas para interligar as duas regiões metropolitanas do país. Com a expansão da malha óptica até São Paulo, a expectativa das operadoras é registrar um aumento expressivo no número de clientes nos próximos anos – juntas, as empresas já somam mais de 100 mil clientes em Minas Gerais.

"A expansão permitirá interligar os datacenters de Belo Horizonte e São Paulo, cidade que é um dos maiores pontos de troca de tráfego de dados do mundo e onde estão localizados os principais links internacionais com o Brasil", destaca Alonso Gomes, Diretor Executivo da Century Telecom. "Além disso, com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar os investimentos em redes de alta capacidade. Nesse sentido, a parceria para a construção de novas redes de longas distância no Sudeste é uma oportunidade que se estende também a outras operadoras da região", acrescenta Tobias Sousa, Diretor Executivo da Corporativa.

"No ano passado, a Starweb foi eleita pelo site Minha Conexão (especializado em testes de velocidade) a provedora do estado de Minas Gerais com os serviços de internet mais rápida, alcançando a sexta posição no ranking nacional", comenta Kleber Maciel, Diretor Executivo da Starweb. "Nesse sentido, é bom poder contar com a parceria da Padtec, para continuar oferecendo aos nossos clientes uma experiência única de alta conectividade", destaca Kleber.

Para iluminar a nova rota da provedora entre as duas capitais, a Padtec forneceu transponders, amplificadores ópticos e sistemas de proteção de rota. Ainda neste semestre, as operadoras planejam iluminar novos trechos entre São Paulo e Minas Gerais utilizando os modernos transponders duais de 100 Gb/s – lançados recentemente pela Padtec – e expandir a capacidade de transmissão das redes para taxas de até 200 Gb/s.

Alinhada às tendências internacionais da tecnologia nessa área, a nova linha de transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico) da plataforma LightPad i6400G da Padtec combina alta taxa de transmissão de dados com menor ocupação de espaço e consumo por bit transmitido. "Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede", ressalta Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec.

*Com informações da Padtec


TV Digital: Com parecer pró-TVs, Anatel acena com recursos para banda larga

Disputa pelos R4 3,6 bilhões acontecia entre TVs e Teles. Com saldo, haverá dinheiro para os demais projetos, afirma o presidente do Gired, conselheiro Moisés Moreira.

Infovias compartilhadas são estratégicas para ampliar a banda larga

Governo costura uma agenda de ações para massificar o acesso à conectividade no Brasil, entre elas está a revisão do fomento para as cidades inteligentes, revela o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes. Política governamental será debatida no Brasscom TecFórum, que acontece nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília.

Embratel instala 15 mil novos hotspots gratuitos de Wi-Fi em Pernambuco

Operadora explica que serão 12500 pontos Wi-Fi instalados em órgãos do governo do Estado e aproximadmente 3000 direcionados para praças e locais públicos. Iniciativa faz parte do programa Pernambuco Conectado, que tem investimentos previstos de R$ 180 milhões.

Para Cade, não houve abuso das teles em questionar contrato da Telebras

Estatal acusou Sindisat, Sinditelebrasil e a amazonense Via Direta de ligitância de má-fé nas disputas judiciais pelo uso do satélite nacional. Para órgão antitruste, aões não eram infundadas.

Anatel empurra para abril decisão sobre uso das sobras da TV Digital

Grupo com teles, TVs, governo e agência tem até aqui três propostas distintas de como aplicar os estimados R$ 877 milhões.

Renegociação dobra fatia da Telebras em acordo com Viasat

“Aparentemente a negociação foi conseguida e vamos analisar a proposta em pouquíssimo tempo. Temos toda a pressa para permitir que o satélite seja eficaz”, afirma o ministro do TCU, Benjamin Zymler.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G