TELECOM

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Convergência Digital ... 17/04/2019 ... Convergência Digital

A Oi anunciou nesta quarta-feira, 17/04, que está à frente de um projeto piloto de internet das coisas para o campo em um acordo com a trading Amaggi, para a qual instalou uma rede integrada de sensores e dispositivos remotos, conectando maquinário e lavoura com foco em melhorias de qualidade na operação.

Segundo a Oi, nesse piloto em uma das fazendas da tranding em Sapezal, no Mato Grosso, a operadora é responsável por fornecer e gerenciar a conectividade e os dispositivos encarregados de transmitir os dados do campo à sede daquela unidade produtiva.

A rede Iot usa a faixa de 450 MHz, sob a qual a Oi detém exclusividade nos estados do Centro-Oeste e ainda no Rio Grande do Sul. Segundo a empresa, a faixa é “de fundamental importância para a integração da área rural brasileira ao universo do IoT visto sua melhor performance para transmissão de dados”.  No projeto piloto, a Oi leva conectividade à fazenda Tucunaré, da Amaggi, uma propriedade de 87,6 mil hectares, localizada a cerca de 500 km de Cuiabá, garantindo a cobertura de 70 quilômetros de diâmetro na área de plantio.

"O que a gente está procurando com a IoT é usar ao máximo os recursos, economizar combustíveis, água e insumos, a fim de minorar o impacto da nossa operação no meio ambiente, pensando sempre na sustentabilidade em médio e longo prazo. Por isso, para nós, é tão importante a conectividade”, explica o diretor da AMAGGI Agro, Pedro Valente.

Já a diretora do Corporativo da Oi, Adriana Viali, diz que o projeto tem como meta garantir assertividade e agilidade para as tomadas de decisão que impactam no dia a dia da empresa. De acordo com a executiva, é fato que, hoje, obter dados somente ao fim de uma colheita já não é mais uma realidade sustentável para o setor agrícola.

"Sabemos que a agricultura de precisão no conceito de indústria 4.0 requer conectividade e levar a nossa solução para uma empresa responsável por uma das performances agrícolas mais expressivas do país mostra que a Oi está pronta para atuar na vanguarda da vertical do agronegócio, como provedora de soluções de TICs em um dos principais pilares da economia do nosso país”, completa a  diretora do Corporativo da Oi.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.

Câmara proíbe teles de enviarem mensagens comerciais a clientes

Projeto de Lei 757/03 altera a LGT para vedar o envio de mensagens comerciais próprias ou de terceiros para os celulares dos clientes da telefonia móvel. Terminativo na CCJ, PL segue direto ao Senado. 

Novo projeto de lei prevê cobertura celular obrigatória de 60% das estradas

PL 1721/19 prevê inclusão da medida nas futuras licitações da Anatel. Texto precisa passar pelas comissões de ciência e tecnologia, finanças e tributação e de constituição e justiça. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G