Home - Convergência Digital

WND e Facens firmam parceria para fomentar uso de IoT

Da redação - 22/04/2019

A WND Brasil e a Faculdade de Engenharia de Sorocaba- Facens firmaram uma parceria que garante cobertura da rede Sigfox em todo o Smart Campus do Centro Universitário. A WND  instalou uma antena que garante sinal para transmissão de mensagens dos sensores de Internet das Coisas já instalados ou a serem ainda colocados em funcionamento.

“Implementar cobertura Sigfox em campi universitários sempre foi uma atividade importante da WND”, afirma o diretor de Ecossistema da empresa, o engenheiro José Almeida. Para ele, a curiosidade e a criatividade dos estudantes de engenharia ajudam a desenvolver dispositivos para aplicações de Internet das Coisas com a tecnologia Sigfox. “O ecossistema cresce a cada dia. Quando iniciamos a operação eram apenas dois dispositivos; hoje são mais de 30 que atendem a uma série de necessidades de soluções IoT”, conclui Almeida.

A parceria foi anunciada durante a 26ª Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Facens, evento tradicional que reúne estudantes e profissionais para palestras, minicursos, workshops e área de exposição com participação de empresas. Com a parceria, a WND irá disponibilizar kits de desenvolvimento para os estudantes e dar apoio técnico, com palestras e aconselhamentos, sobre a tecnologia e o modelo comercial Sigfox.

Para a Facens, a parceria tornará o Smart Campus ainda melhor, pois a ampliação do sinal de conectividade facilitará o desenvolvimento de soluções de IoT. De acordo com a Diretora de Pesquisa e Coordenadora Geral do Smart Campus, Regiane Relva Romano, em contrapartida o Centro Universitário FACENS disponibilizará o  seu Living Lab de Cidades Inteligentes, para que dispositivos IoT que utilizam a tecnologia Sigfox possam ser testados e para que os alunos, professores e parceiros,  possam desenvolver soluções e projetos utilizando essa tecnologia, que possam ser testados em um ambiente real.

“A Facens, mais uma vez, sai na frente agregando mais uma importante parceria tecnológica para atingir o objetivo de tornar o Smart Campus cada vez mais inteligente. Os kits e os treinamentos disponibilizados pela WND serão fundamentais para que que nossos alunos fiquem ainda melhor preparados para o mercado de trabalho. A instalação da antena permitirá que não haja perda de conectividade com os dispositivos, o que garante a obtenção de dados de maneira atualizada e constante, bem como a acuracidade nas informações”, explica a diretora.

 

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/07/2020
UISA, de bionergia, contrata Vivo para ter 4G e IoT na produção de bionergia

01/07/2020
ConectarAgro quer 13 milhões de hectares na área rural com conexão 4G até o fim de 2021

29/06/2020
Senador pede regime de urgência para IoT para acelerar geração de emprego e renda

23/06/2020
Indicator Capital vai gerir fundo de IoT do BNDES e Qualcomm Ventures

16/06/2020
Startup pernambucana capta R$ 3,5 milhões e investe para expandir IoT na saúde

12/06/2020
Bayer dá acesso gratuito a ferramenta de coleta de dados para agricultura digital

10/06/2020
Regulamentação de IoT passa por tratar a coleta e a proteção dos dados

08/06/2020
Centro de Operações Rio usa rede neutra IoT da American Tower

08/06/2020
TIM inicia piloto de IoT e IA para monitoramento de granjas da JBS

15/04/2020
Internet das Coisas: Quase 30% das empresas sofreram incidentes de segurança

Cientista de dados vai muito além de um analista de BI

São os cientistas de dados que têm capacidade de levar milhares de variáveis em consideração para definir a melhor tomada de decisão, pontua Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

Teletrabalho: medo de perder emprego cria obrigação de ficar 100% online

Pesquisa do LinkedIn aponta que 68% dos brasileiros têm trabalhado de uma a quatro horas a mais por dia por conta de estarem em home office. Maior parte reclama de ansiedade e estresse. Maioria também reclama da ausência dos colegas de trabalho, mas 43% se sentem mais produtivos com o trabalho remoto.

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos vigentes

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site