TELECOM

Painel Telebrasil 2019 anuncia temas das 24 sessões temáticas

Convergência Digital* ... 22/04/2019 ... Convergência Digital

A programação completa do Painel Telebrasil 2019 já está definida e pode ser conferida no site: www.paineltelebrasil.org.br . Ao todo, serão 24 sessões temáticas que vão abordar temas variados, como regulamentação de qualidade dos serviços e regulação responsiva, regulação de antenas, direitos de passagem, postes e dutos, tributação da banda larga, tributação para Internet das Coisas, capacitação digital, modelos para fundos setoriais e também temas de negócios, como mercados verticais e o mercado de acesso em fibra.

Uma novidade deste ano é que as 24 sessões temáticas (número recorde em todas as edições do Painel Telebrasil) acontecerão ao longo dos três dias do evento, intercaladas com as seis sessões plenárias do Painel.

Este ano, a Telebrasil também repete a parceria com a GSMA, que organiza em conjunto três sessões do evento, entre elas o "Latin America Strategy and Innovation Forum", que discute os temas que estão na de novos modelos de negócio e da regulação setorial, como Inteligência Artificial, privacidade e serviços baseados em nuvem. A Abrasat, que representa empresas do setor de satélite, também organiza o seu tradicional Painel Abrasat durante o Painel Telebrasil.

Outra sessão que volta a acontecer em 2019 é a "Mulheres em TICs", destaque da edição de 2018. É uma mesa dedicada a refletir sobre a participação das mulheres no setor de telecomunicações especificamente, e em TICs em geral, e os desafios colocados às profissionais, desde a formação até as oportunidades para o exercício de funções de liderança.

Confira a programação e inscreva-se já! http://paineltelebrasil.org.br/

  DIA 21 DE MAIO - TERÇA-FEIRA
09:00/10:30 Sessão Temática 1 - Qualidade e atendimento no contexto digital
  As prestadoras têm alterado a forma como se relacionam com o consumidor por meio de novos canais digitais. Isso se reflete na qualidade percebida dos serviços? A regulação está preparada para este novo ambiente? Como aprimorar as relações de consumo no ambiente digital?
09:00/10:30 Sessão Temática 2 - 5G: presente e futuro
  A quinta geração de serviços móveis (5G) começa a ver suas primeiras operações comerciais no mundo este ano e deve decolar em 2020. Como está o Brasil neste contexto? Quais os serviços que devem impulsionar a tecnologia no Brasil?
09:00/10:30 Sessão Temática 3 - Lei das Antenas e direitos de passagem
  O avanço da conectividade e dos serviços de telecomunicações enfrenta entraves relevantes em relação às instalações de novas antenas e construção de redes, a despeito das legislações existentes que asseguram gratuidade no direito de passagem e agilidade no licenciamento. Quais os gargalos? De que forma garantir o cumprimento da legislação?
09:00/10:30 Sessão Temática 4 - Conectividade rural, TICs e o agronegócio
  Conectar o Brasil e seus rincões é essencial, mas ainda é um grande desafio. Quais os entraves e as opções tecnológicas mais viáveis? Quais as faixas de espectro e modelos mais adequados? Quais as políticas públicas para a transformação digital no campo?
14:30/16:00 Sessão Temática 5 - Modelos para Cidades inteligentes
  Quais os instrumentos e estratégias que podem tornar os municípios e os estados mais inteligentes e conectadas? De que maneira os modelos de parceria público-privado podem ser aproveitados? Como têm evoluído os rankings de Cidades Inteligentes e Amigas da Internet elaborado pelo Teleco.
14:30/16:00 Sessão Temática 6 - Lei de Informática, políticas de inovação e modelos de incentivo
  A política industrial brasileira para bens de informática e equipamentos de telecomunicações passa por ajustes depois dos recentes questionamentos na OMC. Quais as principais mudanças no horizonte? Como fomentar a inovação e onde vale a pena centrar esforços?
14:30/16:00 Sessão Temática 7 - Painel Abrasat: a transformação digital na Anatel
  A Anatel se prepara para adotar novos modelos de coletas de informações e dados sobre uso das redes, cobertura e padrões de usos, em um necessário processo de transformação. Como essas inovações podem chegar a outras áreas como certificação e licenciamento, e como se combinam com a autorregulação?
14:30/16:00 Sessão Temática 8 - A consolidação e ampliação do acesso por fibra no Brasil
  Os acessos e serviços baseados em redes de fibra têm se expandido de maneira consistente no Brasil nos últimos anos, a despeito da falta de políticas específicas e do cenário econômico. Quais os impulsionadores deste crescimento e quais os cenários de evolução da infraestrutura? Como as políticas públicas podem contribuir?
       
  DIA 22 DE MAIO - QUARTA-FEIRA
09:00/10:30 Sessão Temática 9 - Mulheres em TICs
  É fundamental a participação das mulheres no setor de TICs. Há ainda muito a ser feito e conquistado e barreiras a serem vencidas, desde a formação de mulheres para as áreas de tecnologia à abertura de oportunidades equânimes, inclusive em posições de liderança.
09:00/10:30 Sessão Temática 10 - Espectro para 5G: um roadmap necessário
  A definição das faixas e do processo de licenciamento de espectro para os leilões de 5G em 2020 no Brasil já avança, mas ainda existem questões em aberto. Além disso, é preciso começar a pensar nas futuras faixas e necessidades do País. Esta sessão discute o cenário para o próximo ano e além.
09:00/10:30 Sessão Temática 11 - Legalidade do modelo de tributação assimétrica para banda larga
  Alguns Estados têm aderido a convênios que criam condições diferenciadas de competição pelos serviços de banda larga locais. Como otimizar estas políticas tributárias para garantir o melhor interesse dos consumidores? Quais os modelos tributários alternativos que podem fomentar a diversificação de ofertas e prestadores?
09:00/10:30 Sessão Temática 12 - Modernizando o ambiente regulatório para a Transformação Digital
  A transformação digital da sociedade, dos segmentos econômicos e do próprio governo passa antes por um processo de revisão dos paradigmas e mecanismos regulatórios. O Brasil está preparado para isso? Esta sessão, organizada pela GSMA, coloca o problema sob a perspectiva global e aponta os caminhos para o País
14:30/16:00 Sessão Temática 13 -  IOT: tributação zero ou nada
  O desenvolvimento do mercado de Internet das Coisas no Brasil ainda passa pela publicação do Plano Nacional de IoT e pela implementação das diretrizes do plano, mas sobretudo depende de políticas tributárias adequadas, e qualquer tributo inviabilizará os serviços. E agora?
14:30/16:00 Sessão Temática 14 - 5G: um acelerador para a economia digital
  Abraçar a economia digital é a chave para o desenvolvimento econômico e social neste século, e a conectividade 5G será condição necessária para qualquer estratégia. Esta sessão discute os impactos que a próxima geração de serviços móveis terá na sociedade e as opções estratégicas do país
14:30/16:00 Sessão Temática 15 - Educação e capacitação digital: necessidades e perspectivas
  Além do inegável papel das TICs como ferramenta para o desenvolvimento da educação, pesquisa e ensino no Brasil, o país também precisa preparar e formar as futuras gerações para a sociedade e economia digital e para o mercado de trabalho do futuro. Esta sessão discute o problema e as estratégias para este objetivo
14:30/16:00 Sessão Temática 16 - Relevância econômica dos serviços OTTs
  O cenário competitivo dos serviços de telecomunicações é cada vez mais desafiador, e boa parte do valor da indústria provém hoje de serviços ofertados por outros players da indústria. De que maneira esta dinâmica se reflete no desenvolvimento do mercado? Como garantir um ecossistema saudável? 
   
  DIA 23 DE MAIO - QUINTA-FEIRA
09:00/10:30 Sessão Temática 17 -  Infraestrutura urbana: postes e enterramento
  A organização do espaço urbano e a convivência de diferentes prestadores e redes nos limitados espaços de postes e dutos é um dos grandes desafios dos setores de telecom e energia, sobretudo em grandes cidades. Como conciliar as diferentes demandas e garantir um ambiente sustentável a todos os atores?
09:00/10:30 Sessão Temática 18 - Fundos setoriais: novos modelos
  Os modelos de fundos setoriais para o setor de telecomunicações mostraram-se ineficazes ou pouco efetivos para os propósitos para os quais foram criados, além de danosos ao desenvolvimento do mercado. Como ajustá-los para novas políticas públicas? Eles são de fato necessários?
09:00/10:30 Sessão Temática 19 - Regulação responsiva: uma nova abordagem regulatória
  A Anatel caminha para adotar um modelo de regulação por incentivos e mudanças na metodologia de sancionamento, trocando multas por obrigações. Quais os efeitos práticos desta nova abordagem? As distorções serão de fato corrigidas? Quais os benefícios ao consumidor e ao interesse público?
09:00/10:30 Sessão Temática 20 - GSMA Latin America Strategy and Innovation Forum
  Quais as novas fronteiras para os serviços de telecomunicações e TICs? Como Inteligência Artificial, serviços baseados em dados e a questão da privacidade e proteção de dados impactam e abrem oportunidades à indústria? Nesta mesa organizada pela GSMA, uma visão sobre o futuro dos serviços e os serviços do futuro
14:30/16:00 Sessão Temática 21 - Cooperação para segurança cibernética
  A proteção do espaço cibernético tem como um de seus principais fundamentos uma ampla cooperação entre todos os atores. O compartilhamento de informações, a troca de experiências e a adoção de estratégias de longo prazo são medidas essenciais à segurança das redes e serviços digitais. Qual é o cenário brasileiro e como os setores estão atuando?
14:30/16:00 Sessão Temática 22 - Proteção de dados: LGPD e ANPD e o cenário para telecom
  De que maneira o setor de telecomunicações será impactado pela legislação de proteção de dados? O que muda nos serviços e nas relações de consumo e atendimento? O que esperar da relação entre a Anatel e a futura Agência Nacional de Proteção de Dados?
14:30/16:00 Sessão Temática 23 - LTE, 5G e IoT para verticais de negócios
  Agricultura, indústria 4.0, cidades inteligentes, mineração... O Brasil tem inúmeras oportunidades para aplicações e serviços digitais, e em todas a conectividade é essencial. Como os atores do mercado e os reguladores se relacionarão com os diferentes segmentos verticais? Como aproximar o setor de telecom destes novos mercados?
14:30/16:00 Sessão Temática 24 - Regulamentação para o novo modelo
  A eventual aprovação do PLC 79, com um novo modelo setorial, deflagrará uma mudança significativa na regulação setorial e exigirá um intenso trabalho de transição. O que mudará para as concessões? Como ficarão as políticas públicas? Como ficam as regras de licenciamento de espectro no novo modelo?

Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G