Convergência Digital - Home

MCTIC retoma proposta de regime especial para atrair datacenters

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 24/04/2019

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações retomou a ideia de criar um regime especial de tributação que favoreça a implantação de datacenters no Brasil. A avaliação é de que nas condições atuais, o país não consegue competir nesse mercado nem com os vizinhos latino-americanos.

“O Brasil é o sexto país do mundo em número de acessos, o quinto em infraestrutura de telecomunicações. Mas em datacenters o Brasil não vai bem. Hoje, a gente perde investimentos para qualquer país na América do Sul”, afirmou o secretário de telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, durante painel no Brasscom TecFórum, realizado nesta quarta, 24/4, em Brasília.

A ideia não é nova. Como o próprio secretário reconheceu, trata-se de um plano antigo que empacou na Casa Civil durante o governo passado, depois de uma minuta estar pronta para se transformar em Decreto presidencial. A proposta envolve políticas tributárias mas também medidas relacionadas aos custos, como energia elétrica.

Em que pese a proposta ter sido engavetada no governo anterior, a expectativa do secretário de telecomunicações é encaminhar uma nova minuta para convencer o governo ainda no primeiro semestre deste 2019.


LEIA TAMBÉM:
Destaques
Destaques

Nuvem pública é usada no Brasil para back-up de dados e fluxos locais

A terceira edição da pesquisa Global Data Protection Index, encomendada pela Dell Technologies, mostra ainda que mais de 70% das empresas de médio e grande porte registraram incidentes com dados no Brasil, com um prejuízo médio de R$ 1,5 milhão.

Edge computing vai avançar 226% nos próximos cinco anos

Levantamento global da Vertiv mostra que o edge comuputing ganha papel estratégico no ecossistema de data centers pelo incremento do processamento de dados perto do ponto de uso.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site