GOVERNO

Serpro e Dataprev terão de se reinventar para a economia digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 29/04/2019 ... Convergência Digital

O governo tem muito por fazer na sua própria transformação digital e os próximos cinco anos serão decisivos porque mais de 30% dos servidores públicos vão se aposentar e não haverá a reposição desse efetivo por conta da crise fiscal, afirmou o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. Segundo ele, o governo precisa usar mais a TI como meio.

"Hoje usamos a TI pontualmente durante serviço ou um processo. Temos de ter mais a TI no todo. Nossa meta de digitalizar 1000 serviços prestados presencialmente em dois anos nos obriga a pensar a TI como meio central", observa Uebel. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o secretário do Governo diz ainda que é preciso criar a interoperabilidade dos bancos de dados. "Hoje temos várias bases que não conversam entre si", pontua.

Indagado sobre o status do Serpro e da Dataprev na oferta dos serviços digitais, Paulo Uebel foi taxativo: se as estatais se prepararem para a concorrência privada, muito bem, vão estar no jogo. Senão, estão fora e vão ter de se reinventar. "Não quero mais uma estatal para pensar como fábrica de software ou como mero prestador de tecnologia. Nós queremos o melhor serviço para quem é o pagador de impostos, o cidadão". Assistam a entrevista com Paulo Uebel.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Resolução abre estudos para privatização de Serpro e Dataprev

Quase um mês depois da decisão anunciada, Conselho do Programa de Parceria de Investimentos determina a análise, que deve ficar com o BNDES, “de alternativas de desestatização ou parceria com a iniciativa privada”.

Entidades de TI se mobilizam contra aumento de imposto para serviços

Proposta da Reforma Tributária, em discussão no governo, poderá causar um incremento de 11 pontos percentuais na tributação dos serviços, reclamam a Fenainfo e a Feninfra.

Congresso debate impacto das TICs no futuro do Brasil

Câmara e Senado vão promover um fórum para discutir temas como inteligência artificial, propriedades de dados pessoas, cidades inteligentes e internet das coisas. "Os dados pessoais serão o ativo mais importante de um País", afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Privatização da Telebras e perda da soberania antagoniza deputados e Governo

Enquanto representantes do governo Bolsonaro afirmam que 'é cedo' para discutir o impacto real da possível venda da estatal, parlamentares da CCTI da Câmara, entre eles, o deputado Luis Miranda, do DEM/DF, criticam a decisão por interferir em dados sensíveis ao Estado.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G