" /> Brasil pode ser um dos líderes em rastreabilidade se tiver política pública para IoT no campo - Convergência Digital - Inovação
INOVAÇÃO

Brasil pode ser um dos líderes em rastreabilidade se tiver política pública para IoT no campo

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 30/04/2019 ... Convergência Digital

Com o uso da agricultura digital é possível ampliar o crescimento da produção no campo em até 20%, sustenta o diretor substituto de Inovação para a Agropecuária do Ministério da Agricultura, João Neto. Segundo o executivo, hoje, a tecnologia ainda está presente de forma seletiva em algumas partes do País.

"Nosso desafio é levar a agricultura digital para todas as localidades produtivas", afirmou em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Brasscom TecFórum, realizado nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília. Para João Neto, é um equívoco a decisão do governo de taxar a Internet das Coisas. "Se for cobrada uma taxa alta pelo IoT, ela não vai acontecer no campo. A riqueza será uma consequência do uso da Internet das Coisas e não do próprio IoT", sustentou o diretor do Ministerio da Agricultura.

Sobre a rastreabilidade, João Neto, disse que o Brasil tem tudo para se tonar um dos líderes no mundo, desde que a tecnologia seja adotada associada ao uso da Internet das Coisas.  "O mundo quer comer mais em volume, mas também quer comer melhor, ciente da qualidade dos alimentos. O cidadão quer saber onde o alimento foi cultivado, qual foi o seu manejo", pontua. Assista a entrevista com João Neto, do Ministério da Agricultura.


Finep seleciona R$ 107 milhões em projetos de inovação

Foco dos incentivos é para soluções relacionadas à pandemia de Covid-19. 

STF avança na transformação para ser 100% digital

Resolução editada pelo Supremo impõe que, a partir de agora, todos os processos originários ajuizados no Tribunal devem ser protocolados por meio eletrônico. Ferramenta permite incorporar de áudio e vídeo nos autos.

Obr.Global abre inscrições para programa voltado aos investidores anjos

Iniciativa Angel Success Series tem duração de dois meses e, pela primeira vez, acontecerá 100% online. Inscrições vão até o dia 10 de agosto.

Serpro amplia teste do sistema de transferência eletrônica de veículos

Desenvolvido para o Denatran e lançado em Santa Catarina, Registro Nacional de Veículos em Estoque funciona como um DUT online e será ampliado para Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

TIM lança desafio para startups com soluções de IoT voltadas ao agronegócio

Em parceria com a AgTech Garage, o Desafio 4G TIM no Campo vai selecionar soluções inovadoras para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G