GESTÃO

Imposto de Renda: mainframes do Serpro operaram com pico de 89,6% de capacidade

Convergência Digital* ... 02/05/2019 ... Convergência Digital


O Serpro, responsável pelo recebimento das declarações de imposto de renda, informa que, somente na última semana de prazo, foram registrados mais de 11 milhões de declarações, e os mainframes chegaram a operar com um pico de 89,6% de sua capacidade, atingido na manhã da segunda-feira, dia 29. No entanto, mesmo com toda esta carga de processamento, o tempo de resposta dos programas ficou em torno de 0,02 segundos, uma disponibilidade considerada altíssima. Em uma hora, chegaram a ser recebidos mais de 305 mil declarações.

O trabalho da equipe da estatal permitiu que o processamento das declarações, em alguns casos, fosse feito em até 24 horas após sua recepção. Mesmo com o grande volume de dados recebidos nos últimos dias, a previsão é que o processamento final de todos os documentos recebidos dentro do prazo seja feito até esta sexta-feira, 3 de maio.

Dos mais de 30 milhões de declarações entregues, 745.880 foram encaminhadas aos sistemas do Serpro e da Receita por dispositivos móveis, mais que o dobro do ano passado. Elas responderam cerca de 2,5% do total e foram feitas pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, desenvolvido pelo Serpro e disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Foram entregues cerca de 30.677.080 declarações recebidas pelos sistemas do Serpro e da Receita Federal do Brasil.

O subsecretário de Gestão Corporativa Substituto da Receita Federal, Juliano Neves, observa que desde o começo do prazo para a entrega- no dia 07 de março- não foi registrado qualquer problema na parte da TI e não houve registro de incidente, mesmo se trabalhando com números históricos, maiores do que os previstos. Nas últimas horas, o Serpro chegou a receber mais de 1 milhão de declarações, com os sistemas mantendo a qualidade do serviço ao cidadão.

O envio do IRPF 2019 ainda não acabou. O Serpro agora irá fazer a recepção das declarações remanescentes, entregues fora do prazo, e retificadoras, caso o contribuinte tenha caído na malha fina.


Carreira
Falta de mão de obra qualificada espanta investidores no Brasil

Mais de 50% dos jovens brasileiros podem ficar fora do mercado de trabalho por falta de qualificação e de habilidades digitais. A advertência foi feita por especialistas que debateram sobre educação e capacitação digital no Painel Telebrasil 2019.

INSS conclui a revisão de 10 milhões de eventos no eSocial

Segundo o órgão, apenas 40 empresas de um total de 1.400 inicialmente retidas ainda estão com pendências.

Uber assume o serviço do governo federal TaxiGov, mas em contrato temporário

Desde o dia 25 de abril, o Uber é responsável pelo serviço TáxiGov, que já atendeu cerca de 15 mil servidores e colaboradores do governo federal. Licitação para a contratação pelo período de um ano está em curso, diz a secretaria de gestão do ministério da Economia.

Imposto de Renda: mainframes do Serpro operaram com pico de 89,6% de capacidade

Estatal, responsável pelo recebimento das declarações, disse que o tempo de resposta dos programas ficou em torno de 0,02%. O processamento total dos documentos recebidos termina nesta sexta-feira, 03/05.

Ministério Público regulamenta uso do WhatsApp para intimações judiciais

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) regulamentou o uso do WhatsApp para intimações de processos que tramitam no órgão e no Ministério Público.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G