TELECOM

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Ana Paula Lobo ... 08/05/2019 ... Convergência Digital

A TIM sai em defesa de se ter infraestrutura única em cidades com menos de 30 mil habitantes. Na teleconferência de resultados do primeiro trimestre de 2019, realizada nesta quarta-feira, 08/05, o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, disse que não faz sentido investimentos triplicados em localidades onde a receita será mais baixa. "A competição acontece nos serviços, não na infraestrutura. Acreditamos muito que há oportunidades. Nós ampliamos o acordo com a Oi para o 800 MHz e queremos mais", postulou.

Segundo ainda Capdeville, o Brasil é muito heterogêneo e não faz sentido ter três, quatro operadoras em uma mesma cidade. "Eficiência operacional precisa ser o novo nome do jogo na infraestrutura". A infraestrutura única pode ser a saída para levar a digitalização para o campo, onde há as maiores oportunidades, hoje, para Internet das Coisas.

"Se fala muito em IoT, mas, de verdade, ela será uma nova fonte de receita, mas ainda temos de ver como vai funcionar na prática", ressaltou o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola. Para o executivo, IoT será desafiante e exigirá uma mudança de DNA, hoje, muito desenhado para preços e serviços. "IoT é B2B. É outro modelo de precificação e de trabalho", acrescentou. A TIM prometeu mais lançamentos voltados para Internet das Coisas a partir de maio.




Internet Móvel 3G 4G
Leilão 5G na Alemanha já supera 6 bilhões de euros

Licitação, que está na 10ª semana, superou todas as expectativas de arrecadação, mas provoca dúvidas sobre a capacidade financeira dos vencedores para investir na construção das redes.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Telefônica: gap digital é enorme no Brasil

Ao participar do Painel Telebrasil 2019, o presidente da Telefônica/Vivo, Christian Gebara, disse que  a empresa manterá os investimentos no Brasil, mas advertiu que é urgente criar um ambiente mais favorável aos investimentos. Gebara lembrou que 87% dos municípios brasileiros não contam com conexões acima de 34Mbps disponíveis.

Presidente do Senado quer votar marco de telecom até junho

"Estamos buscando o entendimento para ainda neste semestre resolvermos essa matéria e entregarmos ao Brasil a capacidade de investir R$ 20 bilhões, R$ 30 bilhões", disse Davi Alcolumbre às teles durante o Painel Telebrasil 2019.

Leilão do 5G inclui quatro faixas e será o maior da história da Anatel

Proposta que chega ao conselho diretor da agência elenca 3.600 MHz de radiofrequências para o leilão previsto para o primeiro trimestre de 2020. “Quanto maior a disponibilidade, menor será o custo de levar essa capacidade”, afirma o presidente da agência, Leonardo de Morais.

Anatel vai permitir que roteadores WiFi tenham potência maior

“Hoje temos uma limitação de 200 miliwatts na faixa de 5150 a 5350 MHz, limitando o uso apenas indoor, sendo que na faixa superior temos possibilidade de uso de até 1 Watt de potência. Plano é deixar esse limite flat”, explica o gerente de espectro da agência, Agostinho Linhares.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G