SEGURANÇA

Senado vai avaliar política nacional de segurança cibernética

Convergência Digital ... 09/05/2019 ... Convergência Digital

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou nesta quinta, 9/5, um requerimento do senador Esperidião Amin (PP-SC) no sentido de que seja analisada a política nacional de defesa cibernética, tocada principalmente pelo Exército e que culminou na criação do Comando de Defesa Cibernética, instalado em Brasília.

“Esse é um assunto que merece ser acompanhado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para prestigiar, para não deixar falhar, para não deixar de haver suprimentos e atenção, especialmente neste momento de transformação tecnológica crucial que nós estamos vivendo”, sustentou o senador.

Para defender a iniciativa, Amin listou notícias relacionadas a vazamentos de dados, acidentais ou provados por hackers, além de levantamentos que indicam o Brasil como um dos principais alvos mundiais a esse tipo de ataque.
 “Não é só o ataque para confundir, é também para sacar dados”, afirmou o senador, citando especialmente o vazamento identificado em abril deste ano sobre as bases de dados do Conselho Nacional de Justiça.

Para Amin, “será de grande valia estabelecermos a análise dessa política e apoiá-la”. Conforme definido pelo requerimento, a ideia é que o trabalho seja realizado ao longo dos próximos meses e apresentado à Comissão de Relações Exteriores ainda neste ano de 2019.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

TSE convoca profissionais de TI para testar segurança das urnas eletrônicas

Evento ocorrerá no período de 25 a 29 de novembro, na sede do TSE, em Brasília. Inscrições vão, agora, até o dia 22 de setembro.

Mais de 70% das empresas vão terceirizar adequação à LGPD

Sem tempo para preparar os seus profissionais, 72% das empresas ouvidas em pesquisa da Serasa Experian sustentam que vão ao mercado buscar profissionais para fazer a adequação dos sistemas à LGPD, que entra em vigor em 2020.

Governo: LGPD vai reavaliar o uso e o tratamento de dados

Para o coordenador geral do Centro de Tratamento de Incidentes de Redes de Governo, major Democlydes Carvalho, assim como o trânsito se tornou mais civilizado com a regulação, o mesmo vai acontecer com a segurança de dados a partir da vigência da Lei de Dados Pessoais.

LGPD: 'Invistam o máximo possível capacitação", aconselha especialista

Para o diretor de governança do Imperial College de Londres, Okan Kibaroglu, organizações, públicas ou privadas, precisam de um despertar generalizado para a proteção de dados.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G