TELECOM

Pietro Labriola, TIM: "A Vivo é a empresa a ser desafiada. A Claro copia e baixa preço"

Ana Paula Lobo e Pedro Costa* ... 04/06/2019 ... Convergência Digital

Mais do que lançar um novo produto - o TIM Black Family - a TIM Brasil definiu as coordenadas da sua atuação no mercado de telecom em 2019 em evento realizado nesta terça-feira, 04/06, no Rio de Janeiro. O novo serviço - que permite que até seis pessoas da mesma família compartilhem dados, e oferta a contratação de dados que varia de 60 a 180 Gibabytes - também se autodefine como um hub de entretenimento, por unir Netflix, Deezer (produto de música da TIM) e o TIM Banca, com conteúdo de grandes veículos de comunicação.

O lançamento do TIM Black Family aconteceu durante a Convenção Nacional de Vendas da TIM, realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro. E o novo produto tem características inovadoras. Entre elas, o fato de não mais separar o tráfego de vídeo. O compartilhamento pode acontecer da forma que o usuário quiser. Também tem como facilidade levar a sobra de gigabytes para o mês seguinte, ou seja, se o usuário contratou 180 Gb e não usou no mês, a próxima fatura só será cobrada quando essa 'sobra' terminar de ser consumida.

"O usuário está exigindo mais serviço, mais qualidade. Especialmente o usuário da classe A e B que é o alvo do TIM Black Family", sustentou Pietro Labriola aos jornalistas. Para atender a essa demanda, a TIM reconstruiu o aplicativo MEU TIM e, ao mesmo tempo, investiu no atendimento humano. "Não estamos deixando de usar a Inteligência Artificial. Ao contrário. Estamos usando muito. Mas quando o cliente não resolve a sua questão no aplicativo, ele quer falar com alguém que resolva. Não quer ir para um URA tentar tudo de novo. A Inteligência artificial chega para melhorar o atendimento humano", afirmou.

O CEO da TIM Brasil também falou sobre o mercado de telecomunicações. Elogiou a Vivo - e assumiu que é ela a operadora a ser desafiada. "Somos a número 2 do mercado e queremos desafiar a Vivo que soube construir a sua primeira colocação. O nosso DNA é o da Inovação e estamos recriando os nossos produtos", afirmou. E não faltou críticas à rival Claro: "A Claro cobre a nossa oferta em termos de preço e copia o produto. Ela terá de se definir". Ainda sobre as operadoras, Labriola disse que o momento é o de aproveitar as oportunidades no que as teles construíram: capilaridade nacional, capacidade de vendas e de atendimento de milhões de pessoas.

"Na TIM, nós atendemos 60 milhões de pessoas. Nós sabemos vender nas lojas, na Internet e estamos em todo o país. Temos o atendimento ao cliente. Esses diferenciais fazem a diferença na economia digital", reforçou. A parceria com a Netflix reforça a posição de não produzir conteúdo. "Eles sabem fazer muito melhor do que nós", e serve como uma reflexão com relação ao passado e a disputa com o WhatsApp.

"Fomos nós, operadoras, que não soubemos fazer o MMS (que permitia vídeo e texto) funcionar. Fomos nós que soubemos tornar o SMS universal. O WhatsApp chegou e se tornou um padrão. Agora com conteúdo podemos unir forças: nós sabemos atender ao cliente. Nós sabemos cobrar. Eles fazem conteúdo". Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Pietro Labriola fala do momento da TIM Brasil e das consequências do lançamento do TIM Black Family. Assistam.


Internet Móvel 3G 4G
MetrôRio passa a aceitar cartões de débito nos pagamentos por aproximação

Os cartões físicos com a tecnologia NFC são os meios mais usados para embarque nas estações, escolhidos por 52% dos usuários, seguidos pelos dispositivos com carteira digital (celulares, pulseiras, relógios etc).

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Dataprev contrata Claro por R$ 236 mil para ter fibra ótica no Rio de Janeiro

Contrato, publicado no Diário Oficial da União, prevê a interligação dos prédios do data center da estatal de TI no Rio de Janeiro à filial na mesma cidade, no bairro de Botafogo.

Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga

Ex-deputado Daniel Vilela vai presidir a Aliança Conecta Brasil F4, que nasce com apoio da Huawei, FiberX e da consultoria Teleco, mas quer novos associados. “Não existe economia digital sem infraestrutura”, afirma.

Apple é multada por reduzir desempenho de iPhones antigos

Sanção de 25 milhões de euros foi imposta pelo órgão da concorrência da França. Empresa admitiu em 2017 que reduz deliberadamente a performance de vários modelos mais velhos.

Femtocells terão tratamento igual a dos roteadores Wi-Fi na Anatel

Decisão foi tomada pela Anatel para massificar o uso das antenas de baixa frequência e que amplificam o sinal da telefonia móvel. Até então restritas apenas às operadoras, as femtocells poderão ser compradas e instaladas pelo consumidor.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G