GESTÃO

Governo apresenta plano de unificação de portais da internet para órgãos federais

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/06/2019 ... Convergência Digital

Em reunião nesta quarta, 26/6, no Palácio do Planalto, o governo apresentou a responsáveis por conteúdos e serviços, assim como a equipes de TI, o plano de unificação dos portais da administração federal sob a única fachada do ‘Gov.br’. Além de alinhar metas e prazos com o previsto no Decreto 9.756/19, foram anunciadas as primeiras migrações. 

“Foi uma reunião para apresentar o projeto de unificação dos canais às assessorias de comunicação e ao pessoal do SISP. Foi a primeira que vez reunimos todos na mesma sala para tirar dúvidas. Estamos partindo para uma ferramenta central de gestão de conteúdo, ou nos casos em que não ocorra migração literal de infraestrutura, vamos fazer unificação pela identificação central do governo”, explica o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Jr. 

A primeira meta e prazo é a migração, até o fim de julho, dos portais Serviços.gov.br, Presidência.gov.br e Brasil.gov.br, que deixarão de existir e terão seus conteúdos incorporados pelo Gov.br. As URLs ainda deverão ser acessíveis por algum tempo, mas a tendência é de que acabem canceladas. Destino semelhante pretendido para os 1.594 sites do governo federal. O prazo final para a unificação é 31 de dezembro de 2020. 

Nas contas do governo, a medida vai reduzir custos com esses canais de R$ 140 milhões para R$ 30 milhões por ano. Mas a orientação principal da Secretaria de Governo Digital é que a unificação seja centrada na experiência do usuário. “Vai haver simplificação, vai haver redução de custos, mas o foco é facilitar o acesso aos conteúdos que o cidadão quer encontrar”, afirma Vellozo Jr. 


Carreira
Luiz Alexandre Garcia assume a presidência da ConTIC

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, reassume o comando da Confederação, que reúne mais de 120 mil empresas, responsáveis pela produção do equivalente a 7% do PIB brasileiro e empregam mais de 2 milhões de trabalhadores.

Britânia adere à inteligência artificial na gestão e nos produtos

"A nossa ideia é ter pessoas qualificadas pensando em produtos melhores e não em funções repetitivas", diz a gerente de Marketing, E-commerce e parcerias da indústria, Samanta Puglia. A executiva admitiu que essa guinada já trouxe dores, entre elas, a mudança do quadro de pessoal.

Paraná adota Inteligência Artificial em serviços ao cidadão

Os serviços desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)são as ferramentas eleitas pelo Governo do Estado para ampliar a digitalização dos serviços, revela André Telles, assessor especial de Gestão Inteligente e Inovação.

Chatbots geram 1 bilhão de mensagens por mês. São Paulo concentra o mercado

O volume de mensagens por meio de chatbots cresceu 25%, enquanto o número de empresas no setor teve elevação de 24%. Facebook Messenger lidera, mas WhatsApp avança como canal preferido.

Plataforma consumidor.gov.br atinge a marca de 2 milhões de registros

No ano passado, o índice médio de solução de conflito foi de 81%.  Projeto completa cinco anos e envolve a Secretarian Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça de São Paulo.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G