Home - Convergência Digital

Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo, de Florianopólis - 26/06/2019

Transformar Florianópolis na cidade laboratório do 5G no Brasil é o desejo do centro de referência em Inovação, Fundação CERTI, revela o superintendente de Negócios, Tecnologia e Inovação, Laércio Silva. A fundação fechou uma parceria com a TIM e está desenvolvendo aplicações e fazendo testes de uso- em campo - com a tecnologia 5G.

"O ambiente de negócios vai mudar completamente com o 5G. Será mais colaborativo. A inovação vai se transformar. E temos trabalhado com áreas como energia, saúde, economia criativa. Florianópolis tem um grande número de startups. Acreditamos que podemos ser o elo entre essas empresas iniciantes e o mercado", pontuou Laércio Silva.

Com o 5G, a ideia é experimentar na prática, as soluções de cidades inteligentes no Estado de Santa Catarina. "Há muito por fazer para o 5G decolar. Mas temos aplicações já em desenho na Fundação CERTI com Internet das Coisas, hoje, o nosso hardware está com Wi-Fi, mas já vamos trabalhar para ter o 5G. Muitas das nossas ofertas de IoT já estão sendo testadas em outros países. Tecnologia feita no Brasil e exportada pela sua capacidade de atender as demandas", revelou.

Nesta quarta-feira, 26/06, a TIM fez a apresentação de um teste 'em rede viva', ou seja usando a infraestrutura montada para atender a Universidade Federal de Santa Catarina, com o 5G ( equipamento Huawei). Foram mostradas como o 5G funciona na solução de MBB (banda larga móvel no celular), na chamada holográfica, na transmissão de conteúdo de realidade virtual, e na conexão FWA (banda larga fixa). A TIM fará testes semelhantes em Campina Grande, na Paraíba, e em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

Ana Paula Lobo viajou a Florianópolis a convite da TIM Brasil




Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/07/2019
5G vence WiFi e será o padrão dos carros conectados na Europa

03/07/2019
Venda de smartphone 5G vai dar um salto de 1200% em 12 meses no mundo

02/07/2019
MCTIC abre consulta pública para definir a estratégia para 5G no Brasil

26/06/2019
Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

26/06/2019
Governo de Brasília retoma Parque Tecnológico com laboratório de 5G e incubadora

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

24/06/2019
Huawei: "Vamos manter os altos investimentos em 5G"

12/06/2019
Ericsson: adoção do 5G será ainda mais rápida do que foi a do 4G

10/06/2019
Tratores autonômos são a realidade do agronegócio com o 5G

Destaques
Destaques

Varejo x bancos: carteira digital vira superaplicativo

Superados os obstáculos iniciais, mercado não financeiro acelera estratégia para ficar com preferência dos consumidores.

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site