INOVAÇÃO

Distributed Ledger: open source e blockchain unem esforços

Por Roberta Prescott e Carlos Afonso ... 28/06/2019 ... Convergência Digital

O Blockchain será uma revolução para o mercado financeiro, frisou Thiago Nascimento, diretor de DCX da Capgemini, durante o Ciab Febraban 2019, realizado de 11 a 13 de junho, em São Paulo. De acordo com o especialista, blockchain funciona como o habilitador, aportando simplicidade e eficiência para o mercado financeiro e permitindo a criação de diversos modelos de negócios.

"Distributed ledger [a tecnologia distribuída de livro-razão (DLT, do inglês distributed ledger technology)] vai proporcionar um grande avanço e crescimento para o setor, mas é preciso entender que toda tecnologia nasce, evolui, depois retrai um pouco e, quando vem o próximo crescimento, ele é disruptivo e sem volta. Quem estiver bem-preparado terá vantagem competitiva", disse.

Atualmente, pontuou em entrevista à CDTV, do Convergência Digital, há instituições financeiras fazendo provas de conceito com a tecnologia e que, inclusive,já estão tirando proveito disto. "Na nossa visão de futuro, vai haver um acordo entre eles e os consórcios vão interoperabilizar entre si. Muito proximamente vamos ver blockchain no dia a dia sendo um meio para implementar casos de uso", disse.

A prática global de DLT na Capgemini está baseada em cinco pilares: pesquisa e análise de blockchain; provas de valor; parcerias com start-ups; iniciativas de open source; e time de experts em DLT para acelerar o desenvolvimento. "No final do dia, é uma grande integração de parceiros que hoje ocorre com vários brokers no meio do caminho", afirmou. "O grande desafio será a integração fim a fim do caso de uso e todos os seus pilares. DLT vai permitir novos modelos financeiros que vão surgir através do uso desta tecnologia, de casos de usos sendo habilitados pelo DLT", completou.


Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G