Home - Convergência Digital

Olimpíada Brasileira de Robótica recebe mais de 200 mil inscrições

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 15/07/2019

Mais uma vez a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) superou as expectativas e recebeu mais de 200 mil inscrições de todo o País para a edição deste ano. A OBR tem como objetivos estimular os jovens a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, disseminar, incentivar e divulgar a robótica pelo Brasil. A coordenação nacional do evento está sediada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A OBR possui duas modalidades - prática e teórica - voltadas tanto ao público que nunca teve contato com robótica quanto ao público de escolas que já promovem a área. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo território brasileiro. Os estudantes podem participar de apenas uma das modalidades ou das duas.

Em 2019, o total de inscritos na modalidade teórica é de 181.327 alunos de 2.151 escolas, sendo 1.250 públicas e 901 privadas. Já na modalidade prática, foram 23.625 inscrições oriundas de 1.906 escolas (1.005 públicas e 901 privadas). Em termos geográficos, os estados com maior número de inscritos na modalidade teórica são Ceará, São Paulo e Rio Grande do Norte. Na modalidade prática, São Paulo lidera seguido por Pernambuco e Paraíba.

Participam da Olimpíada estudantes de qualquer escola pública ou privada do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até 3º ano do Ensino Médio ou Técnico. Os eventos das etapas regionais e estaduais estão acontecendo até o mês de setembro e o público está convidado a assistir e torcer. A entrada é gratuita. A etapa nacional acontece de 22 a 26 de outubro em Rio Grande (RS). A programação completa pode ser conferida no site da OBR (em www.obr.org.br).

A Coordenadora Nacional da OBR 2019, a professora Tatiana Pazelli, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar, após participação na Comissão de Arbitragem da Robocup 2018 (Montreal) e na Robocup 2019 (Sydney), foi convidada a compor o Comitê de Organização da Robocup 2020, que será realizada em Bordeaux, na França. Mais informações podem ser obtidas no site www.obr.org.br e no Facebook (www.facebook.com/OBRobotica).

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/05/2020
CVM adota regras simplificadas para startups

06/05/2020
MCTIC cria grupo para avaliar mudanças na Lei do Bem

16/04/2020
Pesquisa de inovação mostra investimento baixo e falta de política pública

14/04/2020
Uso de dados para medir aglomerações é destaque em programa do Ministério da Economia

10/02/2020
Sebrae seleciona 160 startups para programa de aceleração

07/02/2020
Tecnologias de reconhecimento facial são rejeitadas pelos consumidores

05/02/2020
Softex seleciona projetos de inteligência artificial para aportes de R$ 250 mil

29/01/2020
PUC-Rio abre bolsas remuneradas em programa dedicado às Insurtechs

28/01/2020
Embrapii abre inscrições para projetos de inovação

22/01/2020
Aceleradora busca start-ups e projetos no setor de Cannabis no Brasil

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos de trabalho

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site