Convergência Digital - Home

No Brasil, 65% das empresas acreditam que seus dados estão à venda na Dark Web

Convergência Digital
Convergência Digital - 29/07/2019

O Brasil é campeão em incidentes de segurança na nuvem por conta da imaturidade das empresas com relação à segurança de dados, aponta o estudo Cloud Security Threat Report (CSTR) da Symantec. O levantamento mostra que 78% dos entrevistados no Brasil afirmaram já ter sofrido algum tipo de ataque por esse motivo, porcentagem superior à média global, que é de 73%.

Um dado preocupante da pesquisa:65% das empresas brasileiras acreditam que seus dados já estejam à venda na Dark Web e temem um risco maior de vazamentos de dados devido à mudança para a nuvem. A falta de visibilidade nos workloads na nuvem foi apontada como a causa principal por esses executivos brasileiros, uma vez que 90% dos entrevistados relatou problemas em monitorar todos os workloads na nuvem, de acordo com o estudo, que entrevistou 1.250 profissionais tomadores de decisões em segurança de 11 países pelo mundo.

Apesar de mais da metade (55%) de todo o workload computado das empresas brasileiras ter migrado para a nuvem, a área de segurança tem dificuldade para acompanhar esse movimento. Isso porque mais da metade (54%) das companhias indicaram que a maturidade da segurança da nuvem de suas organizações não é capaz de acompanhar a rápida expansão dos aplicativos na nuvem.

“A adoção de novas tecnologias quase sempre levou a brechas na segurança, mas nós descobrimos que a brecha criada pela computação na nuvem representa um risco ainda maior do que imaginávamos dado o conjunto de dados confidenciais e essenciais à empresa que são armazenados na nuvem", reforça o diretor de Tecnologia da Symantec, Vladimir Amarante.


Destaques
Destaques

Brasil investe menos que o mundo em proteção de dados na nuvem

No País, 56% das empresas alocaram verba em novas soluções para lidar com a proteção de dados em nuvem nos próximos 12 meses. No mundo, esse percentual está em 70%.

Prefeitura do Rio e TIM fecham parceria por big data no combate ao Covid-19

Informações coletadas vão auxiliar no controle do vírus, já que permitem implantar medidas que facilitem a tomada de decisões. Plataforma já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e usa apenas dados anonimizados.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como gerenciar o caos da estratégia multicloud

Por Ivan Marzariolli*

Os gestores precisam de uma solução para atenuar os riscos de uma arquitetura multicloud e desafios operacionais, o que pode inclusive melhorar o compliance, a precisão e as necessidades de DevOps e SecOps, reduzindo o estresse na equipe de TI.

Segurança em nuvem na era da LGPD

Por Raul Leite*

Quando falamos de proteção da nuvem, as organizações devem ter em mente uma série de estratégias. A começar pela escolha minuciosa do provedor de serviços, que precisa estar preparado para os novos compromissos de privacidade. Também é necessário certificar se o armazenamento dos dados é feito de modo criptografado quando necessário pelo nível de sigilo da categorização de um dado.



Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site