Home - Convergência Digital

Novas demissões são alerta para indústria eletroeletrônica

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 30/07/2019

Na soma de empregados e demitidos, a indústria eletroeletrônica voltou a dispensar mais do que contratar em junho – e pelo segundo mês consecutivo este ano, o que deixa o nível geral de empregados no setor próximo há um ano, quando a greve dos caminhoneiros paralisou fábricas e levou à demissão em massa de mais de 2 mil trabalhadores. 

“O número de empregados da indústria eletroeletrônica diminuiu em 165 vagas no mês de junho, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). O resultado representa a segunda queda consecutiva, após a trajetória de crescimento observada nos primeiros quatro meses do ano”, diz a entidade. 

Embora no total do mês a indústria eletroeletrônica contasse com 237,2 mil trabalhadores diretos, esse número está acima do registrado há um ano, mas muito por conta do efeito então sentido pela paralisação do transporte rodoviário. 

“É importante lembrar que, em maio de 2018, ocorreu a greve dos caminhoneiros que influenciou a redução de mais de 2 mil trabalhadores do setor eletroeletrônico em maio e junho do ano passado”, diz a Abinee, lembrando dos 236,3 mil empregados em junho de 2018. 

A Abinee interpreta a queda no nível de emprego do setor como um sinal de alerta e reforça a urgência na adoção pelo governo de medidas que propiciem a retomada da atividade industrial. “Precisamos rapidamente de uma sinalização que evite entrarmos numa espiral decrescente na geração de empregos”, afirmou o presidente da entidade, Humberto Barbato. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

13/09/2019
Plataforma de recrutamento usa IA para recrutar talentos

06/09/2019
Prepare-se! O mercado de trabalho vai mudar muito mais

26/08/2019
Depois de duas quedas, cresce emprego na indústria eletroeletrônica

14/08/2019
Prestadora de serviços de TI abre mais de 100 vagas de tecnologia em São Paulo

12/08/2019
TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

09/08/2019
Chatbot Fernanda comanda processo de escolha de estagiários do Uber no Brasil

30/07/2019
Novas demissões são alerta para indústria eletroeletrônica

29/07/2019
Empresa de software abre mais de 100 vagas em nove estados

24/07/2019
Agência canadense usa Skype para contratar brasileiros de TI

15/07/2019
Empresa do setor imobiliário abre 100 vagas para Tecnologia em São Paulo

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

A posição é defendida pelo diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani. Segundo ele, acumular tarefas e colocar prazos em conflito é um risco alto.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site